Vereador Afonso destaca reunião para apresentação de Proposta Curricular das Escolas Indígenas em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 29/05/2023 11h58, última modificação 29/05/2023 11h58 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
“A proposta beneficiará os nossos indígenas de forma a não perderem suas origens, mantendo assim a língua materna na sala de aula”, evidenciou.

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 29/05, o vereador Afonso (UB) destacou importante reunião ocorrida no dia 23 de maio na Escola de Idiomas Aldair Kimura Seixas, onde foi apresentada pelo Conselho Municipal de Educação e pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação) a Proposta Curricular das Escolas Indígenas para os membros do Conselho Municipal de Parintins, com o intuito de apresentar o resultado de um trabalho coletivo pautado nas políticas indígenas da Etnia Mawé. 

Afonso ressalta que várias ações foram realizadas, envolvendo alunos, pais, professores e toda comunidade. E que a referente proposta atenderá os níveis de ensino de Educação Infantil (pré-escola), Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano).

“A proposta beneficiará os nossos indígenas de forma a não perderem suas origens, mantendo assim a língua materna na sala de aula”, concluiu.

O parlamentar também mencionou que esteve na Associação dos Pecuaristas de Parintins, na sede da Exposição Feira Agropecuária de Parintins, participando da ação da Prefeitura Municipal, por meio da Sempa e da Semasth, que realizam lançamento da primeira entrega de produtos da agricultura familiar pelo PAA municipal, via chamada pública no valor de 1 milhão de reais, com a participação de 84 produtores rurais.

“Realmente é um programa fantástico e mais de 2 milhões serão injetados na Prefeitura de Parintins, através do Programa de Aquisição de Alimentos. Parabéns, prefeito Bi Garcia e Secretário Tião Teixeira, pelo grandioso trabalho”, evidenciou.

Outro assunto abordado pelo Edil, refere-se ao empenho da Deputada Mayra Dias e do Deputado Cabo Maciel em prol da classe dos professores na Assembleia Legislativa. Na oportunidade, o parlamentar repudiou ação do governo do estado que descontou valores salarias dos professores e demais funcionários da rede educacional.

“A partir do momento em que são descontados valores, os profissionais não têm como repor as aulas, e os maiores prejudicados nisso tudo são os alunos. Esperamos que tudo se resolva da melhor forma possível, de forma imediata, e não prejudique mais nenhum dos envolvidos”, finalizou o Edil.