Vereador Afonso Caburi ressalta importância de poços artesianos para Comunidades Rurais
Afonso iniciou pronunciamento na 29ª Sessão Ordinária com registro de que, ao longo desses três meses, esteve em grande movimentação no Distrito do Caburi para acompanhar obras de poços que foram feitas e estão sendo realizadas nas comunidades e núcleos que o compõe a região.
“Principalmente nesse período de verão, as pessoas sofrem com a falta do precioso líquido. Há comunidades que ficam totalmente isoladas. Fecha tudo e fica apenas aquele córrego de lama”, desabafou o edil, ao falar sobre a importância dos poços artesianos para as comunidades rurais.
“Foi realmente muita luta”, ressaltou ainda sobre as dificuldades enfrentadas nas áreas para que os poços foram perfurados e colocados em funcionamento.
O vereador destacou que a primeira etapa foi concluída nessas localidades e os poços artesianos estão perfurados. Ao mesmo tempo, pediu celeridade na execução da segunda etapa de ligação desses poços à rede elétrica em dez comunidades para que tão logo a população seja alcançada com a água potável. “Pedimos, com urgência urgentíssima, que essas bombas d’água sejam ligadas na rede elétrica”, clamou.
Simultaneamente, sugeriu que a empresa responsável pelos serviços elétricos esteja, na oportunidade, nas comunidades para ligação dos poços e possa também chegar até o Monte Sinai, Palhal e Vila Nogueira. “Essas comunidades estão totalmente no escuro”, manifestou o parlamentar, reforçando seu requerimento anterior, em que pede solução para a iluminação pública nessas áreas.
O edil comunicou que a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Lígia Loyola está prestando atendimentos médicos na comunidade de Vila Bentes e, em seguida, se encaminhará para as comunidades de São Sebastião do Boto, Paraná e Brasília, na Costa do Amazonas. “Convidamos toda a população dessas áreas que necessitam de cuidados médicos que se encaminhem às localidades durante essa semana”, citou.
Vereador Afonso requereu a conclusão da reforma da Escola Municipal Monte Sinai, Distrito do Mocambo, para que os alunos tenham um educandário adequado no retorno às aulas. Finalizou com comunicado de que esta semana estará retornando ao Distrito do Caburi para acompanhar as obras dos governos municipal e estadual em andamento na localidade.