Vereador Afonso apresenta Moção de Aplausos e Parabenizações ao Mocambo pelos 45 anos de fundação

por Mayara Carneiro publicado 07/11/2023 13h26, última modificação 07/11/2023 13h26 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Demonstrando compromisso e atendendo os interesses da população da zona rural, o parlamentar também apresentou 5 Indicações.
Vereador Afonso apresenta Moção de Aplausos e Parabenizações ao Mocambo pelos 45 anos de fundação

Foto: Simone Brandão

Na 53ª Sessão Ordinária, o vereador Afonso Rocha (UB) apresentou Moção de Aplausos e Parabenizações ao Distrito do Mocambo pela passagem do seu aniversário de 45 anos, ocorrido na data de ontem, 06 de novembro. 

O Distrito do Mocambo do Arari fica localizado a margem esquerda do rio Amazonas, a 53 Km em linha reta, ou 84,5km por via fluvial, da Sede de Parintins. Limita-se ao Norte com a Comunidade do São Tomé, ao Sul com o Lago do Mocambo do Arari, a leste com as comunidades de São Pedro e Santo Antônio e à oeste com a comunidade do Remanso. 

Mocambo é destaque na cultura, com o sucesso do Festival Folclórico dos Bumbás Touro Branco e Espalha Emoção, quadrilhas e pássaros Pavão Misterioso e Jaçanã. 

“Ontem, o povo do mocambence festejou o aniversário da Cidade do Mocambo como gostam de chamar seu habitat. Nossas parabenizações ao Distrito do Mocambo pelos seus 45 anos de fundação”, concluiu. 


Indicação

Demonstrando compromisso e atendendo os interesses da população da zona rural, o parlamentar apresentou 5 Indicações. 

Para a comunidade do Palhal, localizada na região do Caburi, solicitou implantação da segunda etapa do ensino fundamental (6° ao 9° ano) na Escola Municipal São Francisco, permitindo que os 35 estudantes matriculados permaneçam na mesma instituição, facilitando a adaptação e o acompanhamento pedagógico. 

“Para que as crianças da comunidade tenham acesso a uma educação de qualidade durante toda a fase fundamental, a implantação da segunda etapa do ensino fundamental do 6º ao 9º se faz necessária”, concluiu. 

Outra demanda protocolada, refere-se a reforma e ampliação de duas salas de aula na Escola Municipal São Francisco. Segundo o Edil, a atual infraestrutura da escola não é suficiente para acomodar o número crescente de alunos, o que resulta em salas de aula superlotadas e condições inadequadas de aprendizado, sendo, portanto, de fundamental importância a expansão do prédio escolar. 

Visando proporcionar aos moradores do Açaizal acesso a água limpa para beber, cozinhar, lavar e outras necessidades diárias, o vereador pleiteou junto ao Poder Executivo Municipal e Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto – SAAE, construção de um reservatório de água com a capacidade de 5.000 mil litros e instalação de rede hidráulica para atender as necessidades dos moradores que residem na cabeceira do Açaizal, região do Caburi. 

“A disponibilidade de água potável contribuirá para a melhoria da saúde pública, além de reduzir a incidência de doenças transmitidas pela água e aliviar a necessidade de transportar água a longas distancias pelos moradores”, evidenciou.   

Finalizando suas proposituras, o quinto orador do dia requereu a disponibilização de canos de PVC para atender 04 famílias que se encontram isoladas pela seca na Cabeceira do Afonso, pertencente à comunidade Nossa Senhora das Graças do Aduacá. Conforme verificação in loco, o Edil informou que a situação na Cabeceira do Afonso é extremamente preocupante, uma vez que as 04 famílias que ali residem estão sofrendo com a falta de acesso à água potável. 

“As residências estão localizadas a uma distância de 1000 metros da comunidade que dispõe de um poço artesiano e castelo d’água, forçando os moradores a consumirem água de cacimbas”, reiterou.