Vereador Afonso alerta sobre prejuízos do sistema de esgoto da Empresa Oliveira Energia

por clely — publicado 12/06/2019 10h34, última modificação 12/06/2019 10h34
Colaboradores: Clely Ferreira
Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Nesta terça-feira, 11, o vereador Afonso Caburi (PTB) usou de seu pronunciamento para informar que recebeu resposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema) sobre providências de vistoria nas obras do sistema de esgoto da Empresa Oliveira Energia, no Distrito do Caburi, especificamente o destino das águas pluviais.

Nesta terça-feira, 11, o vereador Afonso Caburi (PTB) usou de seu pronunciamento para informar que recebeu resposta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema) sobre providências de vistoria nas obras do sistema de esgoto da Empresa Oliveira Energia, no Distrito do Caburi, especificamente o destino das águas pluviais. Sobre o assunto, o vereador esclareceu que a Sedema enviou equipe de técnicos para analisar o projeto e acompanhar situação. Com isto, foi realizada reunião com os comunitários e o engenheiro responsável da obra, o que gerou relatório enviado para o seu gabinete, cujo teor é a renovação da licença para o empreendimento Consórcio Oliveira Energia (Etam) para a usina de energia termelétrica.

“Está funcionando em todas as condições de infraestrutura, organização, higienização. A tubulação da caixa de retardo de águas pluviais seguirá a planta do projeto, conforme relato do engenheiro da Etam, a tubulação seguirá até o leito regular do Distrito do Caburi-PIN, não mais até a nascente conhecida vulgarmente como ‘Cabeceira do Canudo’”. Afonso seguiu a leitura do relatório na íntegra.

O vereador ressaltou que a conclusão do relatório foi de que as condições existentes são aceitáveis para a renovação da LMC. No entanto, a Sedema prepõe o deferimento da licença a partir da realização de uma Audiência Pública para informações sobre o projeto e seus impactos ambientais para os moradores do Distrito do Caburi; situação esta que, segundo o parlamentar, deveria ter sido feita antes das obras iniciarem. Em tom de preocupação, alertou sobre possíveis prejuízos e a importância de a Empresa Oliveira reunir o quanto antes com os caburienses para prestar os devidos esclarecimentos.

Finalizou, agradecendo ao Poder Executivo Municipal, Secretaria Municipal de Obras, na pessoa do secretário João Costa e do Prefeito Municipal Frank Bi Garcia, por atender requerimento que solicitou a substituição dos aparelhos condicionadores de ar da Escola Municipal “Walkíria Viana Gonçalves”.