Vanessa Gonçalves participa de Audiência Pública com Equipe da Unidade de Projetos Especiais - Prosai Parintins
A Vanessa Gonçalves (PP) é autora da propositura, a qual solicitou Audiência Pública para a Equipe da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Estado do Amazonas viesse a esta Casa Legislativa fornecer maiores esclarecimentos sobre como será a implantação do Prosai no município.
“Sabemos que o Prosai é um programa de saneamento integrado e nasceu com o objetivo de contribuir para solucionar problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população. O projeto apresenta um plano de destinação de resíduos sólidos, habitação, urbanização, esgotamento sanitário, sistema de abastecimento de água, drenagem urbana, e sustentabilidade, no que inclui uma área de intervenção de 119 mil m², passando pelos bairros da Francesa, Palmares, Santa Clara, Rita de Cássia e Centro. A expectativa é grande por parte da População Parintinense. O Município passará por uma grande transformação com o Prosai, que aguarda pelo programa com tanta expectativa o início das obras, motivo de orgulho para a população de Parintins, o qual vai proporcionar melhor qualidade de vida para os que moram nas áreas de intervenção”, enfatizou a parlamentar.
O Projeto Prosai Parintins que será idealizado pelo Governo do Amazonas, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ainda desperta a insegurança e questionamentos sobre a implantação do programa em relação a questão habitacional. E como Representante do povo nesta Casa, Vanessa trouxe algumas dúvidas dos moradores sobre a implantação do Programa no Município, entre alguns questionamentos em relação a realocação e/ou a indenização das famílias, quais critérios para a indenização das casas, quais as medidas serão tomadas em relação às famílias que moram de aluguel.
Em seu pronunciamento, ressaltou a importância da população de Parintins em participar da Consulta Pública sobre o Programa de Saneamento Integrado (Prosai), o qual tem como objetivo principal ouvir os residentes, apresentar os projetos planejados e esclarecer todas as dúvidas existentes sobre as obras, além de avaliar as sugestões apresentadas. “Esse momento de audiência pública é de grande importância, é uma oportunidade para todos participarem e entenderem o processo de elaboração, execução, as metas e benefícios”, finalizou.