Turismo: Mateus Assayag defende criação de Reservas de Desenvolvimento Sustentável para expansão da pesca esportiva

por Mayara Carneiro publicado 18/04/2023 14h34, última modificação 18/04/2023 14h34 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
O parlamentar endossou o pedido dos moradores do Mocambo que planejam implantar a prática na região e estendeu a indicação para as áreas do Caburi e Zé Açu.

Na tribuna da Câmara Municipal de Parintins, o vereador Mateus Assayag (PL) voltou a defender nesta terça-feira, dia 18 de abril, o fortalecimento do turismo em Parintins. O parlamentar destacou que a ilha tupinambarana possui uma imensa capacidade de gerar trabalho e renda para além da festa do boi-bumbá, sobretudo com a visitação de áreas situadas na zona rural do município.

Neste sentido, Mateus endossou o pedido dos moradores da região do Mocambo, que discutem a implantação da pesca esportiva do tucunaré como alternativa de trabalho e empreendedorismo na localidade. “É um universo gigantesco que atrai turistas de vários estados e até de outros países que vêm para o Brasil aproveitar as temporadas de pesca. Existem empresas que anualmente trazem essas pessoas para o Amazonas e nós temos a possibilidade de implantar essa realidade aqui em Parintins, na região do Mocambo”, disse.  

Para isso, o parlamentar defendeu que a casa legislativa possa discutir a criação de áreas de Unidades de Conservação na categoria de RDS, isto é, as Reservas de Desenvolvimento Sustentável, sobretudo para as áreas do Mocambo e Caburi como também do Zé Açu. “Antes de tudo, é primordial pensarmos no ecossistema e protegê-lo contra qualquer tipo de ato predatório. Dessa maneira, nós vamos conseguir ajudar os moradores com a criação de postos de trabalho, além de fomentar o turismo sem atacar o meio ambiente e toda sua rica fauna e flora”, ressalta.

O parlamentar deu exemplo do trabalho já realizado na Serra da Valéria, com a recepção de turistas estrangeiros que aportam em Parintins nos navios de cruzeiros internacionais, um serviço que pode ser expandido para outras áreas do município. “Nós temos a Valéria que é um sucesso o ano inteiro, mas também temos as regiões do Uaicurapá, Mamuru, Tracajá, Zé Açu, Caburi e Mocambo, com enorme potencial de atrair visitantes, por suas belezas naturais e potencialidades turísticas”, defende.