Três proposituras do vereador Marcos da Luz têm aprovação unânime

por clely — publicado 26/03/2019 00h42, última modificação 26/03/2019 00h42 Texto: Assessorias Parlamentar e de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão
O fortalecimento da diversidade cultural por meio de pesquisas sobre os povos indígenas da Região do Baixo Amazonas foi o primeiro enfoque do vereador Marcos da Luz (PRB) na sessão ordinária dessa segunda-feira (25). Nesse intuito, fez Indicação ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM) - Campus Parintins – para que realize um levantamento dos hábitos alimentares da etnia Sateré do Rio Uaicurapá e das influências socioculturais ao longo do percurso histórico.

A pesquisa objetiva a preservação dos hábitos alimentares dos indígenas, através do registro das principais receitas culinárias e o processo produtivo das mesmas, assim como seus significados para essas populações. Outra finalidade é publicar um livro com as principais receitas culinárias. Com isto, a intenção é promover ainda a construção de novas políticas públicas.

O parlamentar requereu à Prefeitura, por meio da Empresa Municipal de Trânsito e Transporte de Parintins (EMTT), providências para registrar e controlar o número de triciclo, bem como, obrigar a fixação de faixa adesiva refletiva, nas partes dianteira e traseira do veículo. O pedido é direcionado também à Associação dos Tricicleiros Turísticos do Porto de Parintins e demais organizações sociais representativas porque visa favorecer a sinalização e reduzir acidentes nas artérias públicas, principalmente à noite.

Outra propositura do edil foi a solicitação Moção de Aplausos e Parabenizações à Rádio Clube de Parintins pela migração de am para fm 100,7. A mudança ocorreu em fevereiro e inauguração no dia 02 de março de 2019.

“É um fato que consolida o sonho do fundador em realidade, o saudoso Gláucio Gonçalves. Vai ficar registrado nos anais desta Augusta Casa, tanto pelo avanço tecnológico, pois a Rádio Clube passa a colaborar com qualidade para o engrandecimento da comunicação na Amazônia, quanto pelas grandes realizações do ilustre Gláucio Gonçalves a favor do povo de Parintins e do Amazonas”, justificou

Na oportunidade, homenageou a ex-primeira dama do Município de Parintins, sra. Walquíria Viana Gonçalves, também fundadora da Rádio Clube, pela data natalícia em 24 de março de 2019. Manifestou ainda indignação pelo preço abusivo da gasolina, pontuou que o Procon/Manaus autuou postos e aproveitou o uso da Tribuna para pedir providências.