Tião Teixeira presta contas sobre atuação parlamentar pelas comunidades do Boto

por clely — publicado 23/11/2020 19h01, última modificação 23/11/2020 19h01 Texto: Gerlean Brasil - Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Tião Teixeira destacou a efetivação das obras de reforma das escolas do Boto, implantação de sistema de tratamento de água do Rio Amazonas, construção de ponte no igarapé da Santa Rosa e atendimentos da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) para mais de 80 famílias. O vereador ressaltou o orgulho das conquistas para a terra natal.

Durante quatro anos de mandato de 2017 a 2020, o vereador Tião Teixeira (DEM) lutou por benfeitorias nas comunidades rurais São Sebastião e Santa Rita do Boto. O parlamentar fez balanço das proposituras atendidas pelo Poder Executivo, durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Parintins, nesta segunda-feira (23).

O parlamentar enfatizou o apoio dos colegas da Casa Legislativa para a aprovação dos requerimentos em benefício ao povo do Boto, desde o ano de 2017. Uma das primeiras ações de Tião Teixeira foi atuar para resolver o problema de estudantes, sem transporte escolar no período do verão, por conta da seca do Igarapé do Boto por mais de quatro meses.

Em outubro de 2017, o vereador constatou in loco as dificuldades enfrentadas pelos alunos da última família da comunidade Santa Rita do Boto, a cerca de 10 quilômetros da margem do Rio Amazonas, que saiam de casa ainda de madrugada, caminhavam mais de duas horas por estrada e chegavam à Escola Municipal Washington Luiz Teixeira.

Tião Teixeira visitou os estudantes, acompanhado do secretário de educação, João Costa, do professor, Silvano Pontes, e do vereador Afonso Caburi, para a implantação de um anexo da Escola Municipal Washington Luiz Teixeira na Santa Rita do Boto, como forma de atenuar os problemas de transporte na época do verão, devido ao leito seco do igarapé.

O vereador também chegou às famílias da comunidade São Raimundo, no Lago do Matipucú, entre o Boto e o Paraná do Aduacá, área de criação de gado no verão, para tratar da situação da água. Tião Teixeira, em parceria com a Defesa Civil, conseguiu entregar filtro de tratamento de água no Matipucú e trabalha projeto de expansão aos moradores.