Tião Teixeira apresenta relatório de viagem aos rios Jará, Jacú e Uaicurapá

por clely — publicado 16/03/2020 22h25, última modificação 16/03/2020 22h42 Texto: Gerlean Brasil - Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
O vereador Tião Teixeira (PTB) cumpriu agenda de trabalho nas comunidades rurais São Sebastião do Jará, Nossa Senhora da Saúde do Canarinho, São João do Jacú, São Tomé do Uaicurapá e São Pedro do Marajó, no dia 12 de março. O balanço das visitas parlamentares foi revelado na Câmara Municipal de Parintins, na sessão de segunda-feira (16/03).

Em São Sebastião do Jará, o vereador vistoriou, juntamente com os engenheiros civis Albano Albuquerque e Ronaldo Farias, a execução da obra da escola municipal, de quatro salas de aula, construída com recursos próprios da Prefeitura de Parintins. O vereador relatou que a inauguração da moderna estrutura ficou marcada para o dia da educação, 28 de abril.

No Canarinho, calha do Rio Jará, o parlamentar acompanhou a perfuração do poço artesiano para a implantação do Programa Água no Jirau e visitou a obra da escola, padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em reta final de construção, retomada pelo governo do prefeito Bi Garcia, após ficar inacabada pela gestão municipal anterior.

Em São João do Jacú, o parlamentar participou de reunião do secretário de educação, João Costa, com pais de alunos e professores, para escolha do novo gestor da escola, João Santarém Neto. A definição do nome do substituto da saudosa professora, Nilciany Moura, contou com a participação da comunidade, mobilizada pelo coordenador, Orlanildo Tavares, o Chapa.

Já em São Tomé do Uaicurapá, Tião Teixeira, novamente, verificou as necessidades de reforma da Escola Municipal Maria Belém e do sistema de abastecimento de água da comunidade, sob risco de desabamento. O vereador declarou que, desde 2017, tem constatado esses problemas e buscado soluções, com pedidos encaminhados providências da Prefeitura de Parintins.

Acompanhado do secretário de educação, João Costa, o vereador esteve em São Pedro do Marajó, para averiguar a conclusão da obra da escola, reformada por meio de propositura atendida pela Prefeitura de Parintins. Tião Teixeira anunciou que a comunidade, embora tenha recebido as melhorias no prédio, vai ser contemplada com uma moderna escola, em fase de projeto.