Telo Pinto aponta que Câmara é 8º lugar no ranking de transparência no Amazonas

por clely — publicado 04/12/2019 00h35, última modificação 04/12/2019 11h35 Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão
Por ter sido alvo de uma série de acusações, o vereador esclareceu sobre o processo de Prestação de Contas do Poder Legislativo. Telo Pinto foi categórico, ao afirmar aos colegas parlamentares, que segue todas as determinações do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE). O presidente informou que o relatório de execução financeira e orçamentária sempre ficou à disposição no Portal da Transparência.

“Sempre fui um homem muito verdadeiro. Sou de família humilde, aprendi a viver corretamente, andar sempre no caminho do bem e nunca da maldade. Nunca conquistei nada, pisando em ninguém, nem me reuni às escondidas, para armar e tramar contra qualquer tipo de pessoa. Nunca fiz isso e nunca farei. Minha índole não é essa”. A declaração é do presidente da Câmara Municipal de Parintins, Telo Pinto (PSDB), na sessão desta terça-feira, 03 de dezembro.

De acordo com Telo Pinto, a Presidência da Casa Legislativa presta as informações mensalmente ao TCE, bem como publica no site do sistema Interlegis. O resultado desse trabalho é que o Poder Legislativo de Parintins saiu da 47ª posição no Ranking da Transparência das Câmaras dos Municípios do Amazonas, conforme dados da Coordenadoria de Transparência, Acesso à Informação e Controle Interno do Ministério Público de Contas.

Telo Pinto argumentou que isso comprova a responsabilidade com a aplicação dos recursos públicos, na qual a Casa Legislativa procura se adequar às exigências normativas, com base nos fundamentos da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Acesso à Informação. “Nós, estamos de passada, aqui nesta casa. O mandato Legislativo serve para a gente realizar um grande trabalho pelo bem do povo”, ressaltou, ao rebater críticas à atual metodologia de prestação de contas.

Anunciou ainda que, na próxima terça-feira (10/12), vai fazer uma explanação de todos os gastos da Casa, apresentar o Relatório de Execução Financeira e Orçamentária, com todos os mapas de diárias, de combustível e folha de pessoal.