Telo Pinto apóia dançarinas de Parintins em competição internacional e defende criação de curso de Artes na UEA
O presidente da Câmara, vereador Telo Pinto (PSDB), recebeu em seu gabinete, na manhã dessa segunda-feira (22), presidente e membros do Instituto Cultural Ajuri (Inca). Seletiva de Hip Hop a nível internacional e a criação do curso de Artes na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram as pautas do encontro.
Em Parintins, existe o Movimento Cultural Grito da Periferia, cujo foco, segundo o presidente do Inca Marcos Moura, é “a promoção da diversidade artístico-cultural”. “Uma das manifestações do movimento é o Hip Hop e no momento, as mulheres estão se destacando. Acabaram de chegar de uma competição Estadual, com excelente resultado, e foram convidadas pela organização de uma competição internacional da Red Bull. É o maior campeonato de Hip Hop do mundo, que vai fazer pela primeira vez uma seletiva em Manaus”, celebrou.
Seis representantes do Coletivo de Mulheres Artistas “Tamo Juntas”, as B-Girls, que são as dançarinas de hip hop, vão competir no evento. Após a seletiva na capital amazonense, a próxima etapa da competição será na Índia. “Elas estão se preparando já há alguns meses e a gente veio aqui conversar com o Presidente da Câmara e buscar apoio”, disse Marcos.
À frente também do movimento de criação de cursos de artes na UEA, Marcos Moura falou que a campanha já ganha proporção em outros municípios do Baixo Amazonas, com abaixo-assinado sua implantação. O objetivo são os cursos de Música, teatro e dança.
“Parintins tem uma vocação muito grande na área de Cultura e Arte não só por conta do festival, mas, porque está em uma região, de fato, que tem essa demanda concreta. Essa iniciativa foi do Instituto Cultural Ajuri, do movimento Grito da Periferia e do ‘Tamo Juntas’, mas, imediatamente, foi abraçada por várias outras entidades, grupos de capoeira, de hip hop e de boi-bumbá”, declarou.
Após encontro em Manaus com o vice-reitor da UEA, com o procurador da UEA, com o coordenador de curso de Artes, ficou definido que virão a Parintins discutir sobre a oferta dos cursos. Para tanto, acontecerá na sexta-feira (26), às 18 horas, no auditório da UEA, uma reunião com os representantes da Instituição. O convite é lançado à toda comunidade Parintinense.
O presidente da Câmara afirmou que vai apoiar a seletiva da Red Bull em Manaus. Quanto à reunião para discutir sobre criação do curso de Artes, Telo confirmou presença.
“Vamos estar lá representando a Câmara Municipal de Parintins e apresentando pedido para instalar em definitivo esse curso em Parintins. Já que nós somos uma cidade cultural, precisamos ter esse curso para melhorar as técnicas, aperfeiçoar os nossos atores, dançarinos, músicos, enfim, fazer que cresça, cada vez mais, a nossa Cultura”, informou.