Sancionado projeto de Lei de Flávio Farias que torna Triciclo Patrimônio Cultural Material de Parintins
O vereador Flávio Farias (UB) teve o projeto de Lei sancionado pelo Executivo Municipal. Esta Lei torna o Triciclo como Patrimônio Cultural e Material de Parintins, pois reconhece o triciclo não apenas como um meio de transporte, mas como um símbolo cultural e material importante para a identidade local.
A designação do dia 26 de junho como o Dia Municipal do Tricicleiro é uma forma, também, de honrar e valorizar o trabalho desses profissionais que desempenham um papel vital na história e no desenvolvimento da cidade.
A Lei N° 933/2024- PGMP, foi aprovada na Sessão Ordinária do dia 02 de abril de 2023, pela Câmara Municipal de Parintins (CMP) e sancionada pelo Executivo Municipal.
Embora alguns aspectos do projeto original tenham sido vetados, como, o parágrafo único, o art. 3° e 4º. O Parágrafo único descrevia que durante o Dia Municipal do Tricicleiro de Parintins, iriam haver palestras, atividades culturais, exposições e demais eventos que valorizem a história e importância dos tricicleiros para o município.
O art. 3º discorria que caberia ao Poder Executivo Municipal promover e incentivar a divulgação e realização de eventos alusivos ao Dia Municipal do Tricicleiro, em parceria com entidades e associações representativas dos tricicleiros. Já o art. 4º propunha que as despejas decorrentes da execução desta Lei ocorreriam por conta das dotações orçamentarias próprias, suplementadas, se necessário.
O triciclo faz parte da identidade cultural do povo de Parintins, sendo utilizado como meio de transporte pela população e no período do Festival, é um dos principais meios de transporte dos turistas que visitam a Ilha Tupinabarana.
“Ao reconhecer esse meio de transporte como patrimônio, nós garantimos sua proteção, incentivo à sua produção e a continuidade de sua existência. Isso fortalece a identidade e o orgulho da comunidade parintinense, além de atrair ainda mais turistas e fomentar o turismo cultural na região, especialmente no período do festival folclórico”, enfatizou Flavio Farias.
A aprovação desta Lei é um testemunho do compromisso do vereador com essa classe que trabalha incansavelmente, enfrentando sol e chuva, para garantir o sustento das suas famílias e a experiência dos visitantes durante o Festival de Parintins e ao longo do ano.