Ronda escolar é solicitada pela Vereadora Márcia Baranda

por Mayara Carneiro publicado 10/04/2023 14h38, última modificação 10/04/2023 14h38 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
De acordo com informações levantadas pela equipe da vereadora, a frequência de ataques a escolas cresceu no Brasil, com cinco ataques fatais registrados desde setembro de 2022 até abril de 2023.

Baseada nos últimos acontecimentos e no temor dos pais quanto a segurança dos filhos no ambiente escolar, a vereadora Márcia Baranda (MDB), nesta segunda-feira (10), solicitou à Prefeitura Municipal de Parintins e ao Governo do Estado para que implante Ronda Escolar nos educandários da cidade.

“Ficamos todos muito apreensivos com essas notícias, acompanhamos matérias de jornais de que tem escolas em outros estados que estão antecipando férias escolares, tudo por receio de passarem por essas situações. Apesar de todos esses fatos acontecerem em outras cidades do país, isso nos preocupa bastante”, disse a parlamentar, enfatizando também que, segundo informações que circulam nas redes sociais aqui em Parintins, houve ameaça às escolas da cidade.

Tais fatos levaram o gestor de uma delas a fazer boletim de ocorrência, pois são alunos, professores e vários funcionários que correm riscos.

De acordo com informações levantadas pela equipe da vereadora a frequência de ataques a escolas cresceu no Brasil, com cinco ataques fatais registrados desde setembro de 2022 até abril de 2023. Considerando os casos dos últimos 12 anos, pelo menos 37 pessoas morreram em atentados em instituições brasileiras. De acordo com levantamentos realizados, foram 11 atentados realizados desde 2011 em unidades de ensino em todo o país, sendo o massacre de Realengo (RJ) o mais fatal, com 12 mortes.

O ataque mais recente foi realizado na última quarta-feira, em uma creche em Santa Catarina, onde pelo menos quatro crianças morreram durante o crime e outras ficaram feridas. Esse massacre foi feito menos de um mês depois que um aluno de 13 anos matou a facadas uma professora numa escola estadual de São Paulo.