Residencial Parintins é tema de Audiência Pública na Câmara de Vereadores
A Câmara Municipal promoveu nesta quarta-feira, 27 de abril de 2022, uma Audiência Pública com a finalidade de discutir sobre a situação do Residencial Parintins. Ao comando da Presidente em Exercício Vanessa Gonçalves (PP), o diálogo contou com a participação das Vereadoras Brena Dianná (PSD) e Márcia Baranda (MDB), do Prefeito Municipal em Exercício Mateus Assayag (PL), representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, autoridades civis e militares e famílias do Residencial.
Durante a discussão na Câmara, foi destacada a união de forças na luta por moradia popular e expostas as principais reivindicações das famílias que já residem no Residencial e das famílias que foram contempladas e não residem no local. A Presidente em Exercício Vanessa Gonçalves propôs que a Câmara de Vereadores, com assinatura dos representantes das instituições presentes na Audiência, protocole documento direcionado à Caixa Econômica no sentido de cobrar respostas concretas e minuciosas acerca de todo o processo no que concerne à temática.
Autora da propositura, a Vereadora Brena Dianná enfatizou que o objetivo da Audiência foi de ouvir as famílias e as autoridades, em busca de soluções efetivas para resolver a problemática. Dianná frisou ser fundamental a apresentação de informações e sugestões que venham a contribuir para um direcionamento de resolução desse problema social.
O Prefeito em Exercício Mateus Assayag, que é Presidente da Câmara, ressaltou levantar no Legislativo a bandeira da habitação, conversando e reunindo constantemente com lideranças populares que lutam por moradia. Destacou que a Câmara está de portas abertas para que este problema seja resolvido e ações efetivas sejam implementadas naquela região, de modo a solucionar o déficit habitacional.
Assayag enalteceu ainda que a Prefeitura Municipal executa diariamente trabalhos essenciais para atender as famílias do Residencial Parintins, com ações na área social, da saúde, coleta de lixo domiciliar, limpeza das ruas, entre outras atividades. “A luta do Poder Legislativo e do Executivo é uma só: pela moradia para todos”, afirmou Mateus.
A Vereadora Márcia Baranda lamentou a ausência de representantes da Caixa Econômica Federal e afirmou que o Residencial Parintins deveria ser uma solução na área habitacional, contudo passou a ser um problema que necessita de solução efetiva urgente.