Rede de Proteção a crianças e adolescentes recebe apoio da Câmara de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 11/05/2021 16h05, última modificação 11/05/2021 16h06 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Fotos: Simone Brandão
O parlamentar reforçou o apoio do Legislativo à Rede de Proteção implantada no município de Parintins.

Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Moção de Aplausos e Parabenizações aos Enfermeiros. Essa foi a pauta do discurso do Vereador Mateus Assayag (PL), Presidente da Câmara Municipal de Parintins. A manifestação ocorreu na Sessão Ordinária deste dia 11 de maio.

Por ano, 500 mil crianças são vítimas de exploração sexual no Brasil, o qual ocupa o 2º lugar no ranking de exploração sexual infanto-juvenil, o primeiro país é a Tailândia. Em Parintins, 61 casos já foram registrados neste período, sendo 88% contra meninas. A partir desses dados, o parlamentar reforçou o apoio do Legislativo à Rede de Proteção implantada no município de Parintins.

“É um crime silencioso, oculto, extremamente danoso aos que sofrem. São infâncias perdidas, futuros incertos, e isso tem que acabar”, evidenciou Mateus. O parlamentar falou sobre os danos causados por essa triste realidade, como o abalo psicológico das crianças e adolescentes abusados e explorados, os quais, muitas vezes, ainda são infectados por doenças sexualmente transmissíveis. “É uma causa que nós devemos abraçar e a Câmara de Parintins está diretamente ligada”, frisou.

Mateus ressaltou o apoio integral do Legislativo, do Executivo Municipal, Conselho Tutelar, Comissariado da Infância e da Juventude, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Seduc, Semed, dentre outros órgãos, para acabar com o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Falou da importância desse combate também na zona rural, onde a comunicação é mais difícil.

Destacou que a Rede de Proteção fará viagens nesta semana para as Agrovilas de Mocambo e Caburi, e comunidades de Zé Açu e Vila Amazônia, no sentido de promover uma série de discussões em relação a este tema. Contudo, Mateus quer que essas viagens aconteçam em toda zona rural, para que todos somem forças nessa luta no interior.

Moção de Aplausos

Em alusão ao Dia do Enfermeiro, celebrado neste dia 12 de maio, o Presidente da Câmara Mateus Assayag apresentou uma Moção de Aplausos e Parabenizações para esta classe que é extremamente importante na rede de saúde da cidade de Parintins, do Estado do Amazonas e do Brasil. Dessa forma, o parlamentar declarou apoio ao Projeto de Lei nº 2564/2020, que visa o aumento do piso salarial dos Enfermeiros.

“Esses profissionais merecem todas as nossas parabenizações, reconhecimento e carinho. A pandemia veio e maltratou a todos, e os Enfermeiros foram verdadeiros heróis, seguraram uma barra que não foi fácil. Em nome desta Casa, recebam nossas parabenizações”, frisou Assayag.