Projeto de valorização de tricicleiros, do vereador Flávio Farias, é vetado pelo prefeito
O prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSD), vetou o Projeto de Lei 032/2023, de autoria do vereador Flávio Farias (União Brasil), que elevava o triciclo parintinense a categoria de Patrimônio Cultural e Material do Município.
A proposta também instituía o dia 26 de junho de todos os anos como dia municipal do tricicleiro.
“O triciclo não é apenas um meio de transporte; ele é um símbolo vivo de nossa identidade, um elemento vital de nossa cultura, que inclusive, é uma característica do Festival de Parintins. Ao longo das décadas, o triciclo transportado pessoas, mercadorias e sonhos pelas ruas de Parintins”, afirmou o vereador Flávio Farias.
O projeto de lei propunha ainda que durante o Dia Municipal do Tricicleiro de Parintins, poderiam ser realizadas atividades culturais, exposições, palestras e demais eventos que valorizem a história e a importância dos tricicleiros para a cidade. Porém, o Executivo Municipal negou a proposta.
Em Nota, o Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP), Rafael Gonçalves, lamentou que a proposta de Flávio Farias tenha sido barrada e lembrou que a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), aprovou o reconhecimento a categoria. No Legislativo Estadual, a proposta foi do ex-deputado Tony Medeiros (PL).
“Lei esta que deveria ser criada e aprovada primeiramente pelo Município através da Câmara municipal. Esta ferramenta de Trabalho chamado TRICICLO que emprega diretamente mas de 1000 pais de famílias, que fazem disto seu sustento, … hoje 02/04/2024 Foi VETADA! Um projeto de lei que tem como autoria do Vereador Flávio, que reconheceria TRICICLEIROS DE PARINTINS Patrimônio cultural também do Município”, diz trecho da Nota.
O veículo triciclo é uma parte integrante da identidade cultural de Parintins, sendo amplamente utilizado como meio de transporte pela população locais e Turistas que visitam a Ilha Tupinambarana.