Presidente Mateus Assayag evidencia demandas da educação, esporte e setor primário de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 01/06/2021 23h25, última modificação 01/06/2021 23h27 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Fotos: Simone Brandão

Com o objetivo de solicitar a elaboração de um projeto padrão que contemple as demandas das Escolas de várzea do município de Parintins, o Presidente da Câmara Mateus Assayag (PL) apresentou neste dia 01 de junho uma Indicação ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE.) A proposta é evidenciar à autarquia a importância de verificar as peculiaridades encontradas na zona rural, a fim de assistir as comunidades e garantir uma educação de qualidade a todos, como prevê a política pública educacional.

“A população de várzea que vive nas margens dos rios tem suas próprias demandas e as políticas educacionais nessa perspectiva devem suprir as necessidades impostas a essa realidade, contemplando os aspectos ambientais, sociais e culturais desses lugares”, frisou.

A Indicação é um pleito para que o FNDE estude a nossa região e defina um projeto ou programa padrão para essas áreas, com a construção de escolas diferenciadas. Segundo Mateus, a realidade amazônica é bastante peculiar, devido à dinâmica ambiental, principalmente no período da vazante e da enchente.

O parlamentar destacou acompanhar a montagem da Academia ao ar livre da Praça dos Bois, e parabenizou o Prefeito Bi Garcia (DEM) e a ex-senadora Vanessa Grazziotin pela parceria firmada e efetivação do projeto. Para ele, a instalação desses aparelhos em locais estratégicos de realização de atividades físicas é louvável. Dessa forma, Mateus Assayag apresentou um Requerimento à Prefeitura no sentido de solicitar a disponibilização de profissionais de Educação Física em cada um desses espaços para orientar a população de forma gratuita, tão logo as Academias sejam inauguradas.

O segundo Requerimento apresentado pede a disponibilização de areia para o campo de futebol da Praça dos Bois, lado vermelho, ao lado do Ginásio. Mateus destacou a importância de o município potencializar o esporte, de forma segura para as crianças e os jovens que utilizam esse espaço para jogar futebol.

A terceira propositura pede a reposição de areia na área ao lado do Ginásio de Esportes Elias Assayag, onde a população pratica vôlei e outras atividades esportivas. Bem como pediu para que a Prefeitura faça uma contenção para que a areia não seja desperdiçada e para não entupir bueiros. Assayag enalteceu que a prática de esportes é importante, principalmente em se tratando de saúde.

Em relação à cheia dos rios, o Edil destacou a necessidade de o Poder Executivo continuar com as ações de enfrentamento. Em diálogo com o Prefeito Bi Garcia, o parlamentar foi informado do pedido feito pela Prefeitura de mais madeiras, pois muitas famílias precisam subir o assoalho de suas casas. Assayag também solicitou da Secretaria de Obras um relatório das pontes construídas neste ano, no sentido de mapear os pontos novos de áreas alagadas, para elaboração de projetos e subida do nível das ruas.

Sobre a Indicação apresentada por Mateus Assayag na sessão de ontem (31/05), para que a SEPROR, a Embrapa e a Sempa possam ofertar cursos técnicos de capacitação aos pequenos produtores e criadores, o parlamentar reiterou a importância de ampliar os horizontes do Setor Primário em Parintins, além da pecuária extensiva e da mandioca. Para Mateus, é primordial expandir para a produção de outras culturas, como piscicultura e o cultivo de legumes e frutas, como a graviola, goiaba, laranja e açaí.