Presidente da Comissão do Setor Primário da Câmara participa de reunião para definir realização da 35ª Expopin

por Mayara Carneiro publicado 18/08/2021 11h45, última modificação 18/08/2021 13h41 Texto: Clely Ferreira – Assessoria Parlamentar / Foto: Divulgação
Na tarde do dia 17 de agosto, como vereador e Presidente da Comissão do Setor Primário, Abastecimento e Políticas Rurais da Casa Legislativa e também presidente da Associação, Telo participou de importante reunião no Banco da Amazônia.

Este mês, na tribuna, o vereador Telo Pinto (PSDB) anunciou que o governador do Estado, Wilson Lima (PSC), autorizou realização da Feira Agropecuária de Parintins, a 35ª Expopin. Telo é presidente da Associação de Pecuaristas de Parintins (APP) e informou que a Feira vai ser realizada com apoio do Governo do Amazonas e Prefeitura de Parintins. 

Na tarde do dia 17 de agosto, como vereador e Presidente da Comissão do Setor Primário, Abastecimento e Políticas Rurais da Casa Legislativa e também presidente da Associação, Telo participou de importante reunião no Banco da Amazônia. O encontro foi para a definição de diretrizes relativas à feira. 

Estavam presentes o Gerente Geral do Banco da Amazônia Onielson Martins, a engenheira agrônoma da instituição financeira Gorete Valente, o representante do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas José Ramos, responsável pela Secretaria de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) Tião Teixeira e o engenheiro agrônomo da Sempa Ewerton Nunes. 

Na reunião ficou acertado que irá ser firmado convênio entre o Banco da Amazônia e a Sempa. O intuito é que a Secretaria possa direcionar de forma direta ao Banco da Amazônia projetos de financiamento. 

“Essa foi a primeira reunião. Todos os participantes fecharam compromisso de prospectar e atender o máximo de produtores rurais, pecuaristas e agricultores. A próxima está marcada para o dia 31. A ideia é transformar a Exposição Feira Agropecuária também numa feira de negócios, onde o máximo de financiamentos sejam possíveis para que possamos atender através do Pronaf, através das linhas de crédito do Idam e também do Banco da Amazônia”, informou Telo Pinto. 

Em 2019, a Feira de Exposição foi retomada, após cinco anos sem sua realização. Ano passado, devido à pandemia de Covid-19, o evento não pôde ser realizado. A previsão é que aconteça no fim do mês de novembro.