Presidente da Câmara propõe Equoterapia no Parque de Exposição de Parintins para auxiliar em tratamento terapêutico

por clely — publicado 03/09/2019 09h43, última modificação 03/09/2019 09h43 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara
Equoterapia para autistas, portadores de Síndrome de Down ou deficiência física. Essa foi a proposta defendida pelo Presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), na manhã desta segunda-feira (02/09). A propositura foi apresentada como Indicação à Prefeitura Municipal de Parintins, por meio Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth).

Telo enfatizou sua bandeira de luta em prol às pessoas com Autismo e recordou dois projetos de Lei de sua autoria em benefício a causa – o da criação da Carteira do Autista e uso do símbolo do autismo nas repartições públicas e privadas. Ambos já sancionados.

O edil elencou os benefícios da Equoterapia, apresentou dados estatísticos no município e sugeriu firmar convênio com a Associação de Pecuaristas de Parintins (APP). A finalidade é realizar o tratamento de pessoas com necessidades especiais por intermédio da equoterapia no Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza.

“O Parque tem um espaço privilegiado para esse trabalho. É um trabalho muito bonito, as famílias que têm essa problemática em suas casas lutam bastante para dar um conforto, melhor condição de vida para seus filhos e a Equoterapia vai ajudar, sobremaneira, as famílias, melhorar a inter-relação familiar, a relação de amizade e melhorar, sensivelmente, o comportamento das pessoas, crianças e adolescentes, até mesmo adultos, que detém essa dificuldade”, argumentou.

A inauguração de duas escolas na zona rural do município no final de semana, informação de recuperação da Lixeira Pública e obras a serem realizadas pela Prefeitura Municipal também foram pautas em seu pronunciamento. A implantação do Salta-Z teve destaque. “O Salta-Z é um sistema de filtragem de água, que pega e faz a captação da água dos rios, filtra e dá água de qualidade para nossos irmãos da zona rural”, explicou.

“Eu sou um idealizador, sou uma pessoa que tem lutado por esse Salta-Z”, afirmou. De fato, o parlamentar foi quem solicitou através de um ofício, encaminhado pelo prefeito de Bi Garcia (PSDB) a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e a Funasa disponibilizou os sistemas para comunidade de Várzea.

São Sebastião Boto, Paraná do Espírito Santo do Meio, Itaboraí do Meio e Paraná de Parintins do Meio são as quatro primeiras comunidades que vão receber o sistema. Telo mencionou que todo o equipamento já está em Parintins e com a descida das aguas dos rios, vai cobrar para imediata instalação. Na sequência, mais oito sistemas vão ser recebidos, totalizando 12 de um total de 36 requeridos pelo Presidente da Casa Legislativa para área de várzea.