Presidente da Câmara pauta sobre roubo de gado e pleiteia suspensão das aulas da rede estadual

por clely — publicado 17/03/2020 19h05, última modificação 26/03/2020 17h18

Aumenta o número de roubo de gado em Parintins e assola do pequeno ao grande produtor. O assunto foi pauta de reunião da Associação de Pecuaristas de Parintins (APP) na segunda-feira (16/03) e levantado na tribuna pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Telo Pinto (PSDB), nesta terça-feira (17/03).

O parlamentar ressaltou não apenas o prejuízo, mas também a questão de saúde pública. “Precisamos tomar uma atitude, seja pelo Poder Legislativo, Poder Executivo, Governo do Estado. Precisamos que a Vigilância Sanitária faça as fiscalizações necessárias, que a Adaf faça as fiscalizações necessárias também para coibir os açougues clandestinos. Não tem outro sentido. Abatem os animais lá na beira do rio e trazem carne clandestina, sem inspeção sanitária para dentro dos açougues da nossa cidade”, analisou.

Sobre o tema, apresentou Requerimento Verbal para solicitar à direção do Matadouro do município de Parintins a relação com levantamento minucioso dos últimos três meses de animais abatidos do Matadouro do município para verificar quem tem abatido animal corretamente e quem não está. Afirmou ainda que os pecuaristas vão formalizar denúncia aos órgãos de fiscalização. “Nós precisamos combater. É inadmissível que isso aconteça no nosso município e a impunidade seja tamanha”, declarou.

Outra preocupação compartilhada em seu discurso diz respeito ao combate à proliferação do Coronavírus. A Mesa Diretora da Casa Legislativa já estabeleceu decreto com suspensão de algumas ações da Casa Legislativa. “É preocupante, porque, cada vez mais, o cerco está se fechando. Se não tivemos a consciência da prevenção, iremos ter o mesmo problema de outros países que não ligaram muito para isso, como é o exemplo da Itália”, ponderou.

Por essa lógica, levantou a demanda do período letivo no Estado do Amazonas, frente à incidência de uma virose na cidade. Nesse sentido fez Indicação ao Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria Estadual de Educação, para suspensão das aulas em escolas estaduais no município. “Eu faço essa Indicação para que a gente possa curar essas crianças e adolescentes que estão com essa virose e também se proteger do perigo eminente do Coronavírus”, finalizou.