Presidente da Câmara intermedeia doação de livros à biblioteca municipal e reúne com gerência da Amazonas Energia

por clely — publicado 21/08/2019 16h30, última modificação 21/08/2019 16h30 Texto: Clely Ferreira – Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão

O jornalista, sociólogo, escritor e Doutor em Sociedade e Cultura Wilson Nogueira doou mais de mil livros, dos mais variados gêneros, para a Biblioteca Municipal Tonzinho Saunier. O presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), registrou e exaltou na manhã de terça-feira (20/08) a doação, da qual foi intermediador. “Ele doou 1461 livros. Na realidade, 1600 unidades, com alguns exemplares em repetição. Segundo as funcionárias da biblioteca, tem livros raríssimos, os quais, há anos, várias pessoas iam até a biblioteca atrás desses livros e não eram disponíveis”, informou.

O edil relatou sua visita a Biblioteca para acompanhar a catalogação dos livros. Depois de catalogados e divididos por gêneros, serão dispostos à comunidade parintinense.

“Assim que estiver disponível, terei o prazer de trazer o nosso querido Wilson Nogueira a Parintins para o ato de doação e engradecer, cada vez mais, este bom parintinense, que nos dá muito orgulho. Eu quero enaltecer, acima de tudo, o comprometimento com a poética, com o estudo e com o jornalismo que o Wilson Nogueira tem”, pontuou.

Sobre a Biblioteca, comentou sobre a grande visitação ao local. “Atende alunos, tanto de Ensino Médio quanto das Universidades. É um local aonde as pessoas vão à busca do conhecimento e lá existem computadores disponíveis para fazer pesquisa”, afirmou.

A quantidade de computadores é insuficiente para a grande demanda. Por este motivo, o edil apresentou Requerimento Verbal para solicitar ao Executivo Municipal que disponibilize mais 10 computadores para Biblioteca.

Telo informou que estava no Gabinete da Presidência da Casa Legislativa a diretoria da Amazonas Energia Parintins para esclarecer a questionamentos apresentados na Tribuna. Foi justificada a dificuldade, principalmente de manutenção das redes.

“Quando foi instalado o ‘Luz Para Todos’, teriam que ser suprimidas várias árvores onde iria passar a rede e o Ipaam não autorizou a retirada das árvores. A Amazonas Energia não tem problema de geração de energia. O que acontece? Dá uma chuva, temporal ou ventania, as árvores caem nas redes e corta o sinal. Como o acesso é complicado, o prejuízo é de um, dois, até mesmo, muitas vezes, uma semana sem energia”, explicou.

Outra questão exposta foi referente à existência de ‘gatos’ sendo instalados na rede de distribuição de energia na zona rural, principalmente na área indígena. Os ‘gatos’ superlotam o transformador, “acaba estourando” e precisa efetuar a troca.

Compartilhadas as justificativas, Telo agradeceu a diretoria da Amazonas Energia, na pessoa de Francy Rodrigues, pelos esclarecimentos.