Presidente da Câmara informa sobre programação da 34ª Expopin

por clely — publicado 27/11/2019 00h05, última modificação 28/11/2019 13h13 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão
O andamento da reforma do Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza foi celebrado na tribuna pelo Presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB). Comemorou ainda que inúmeros pecuaristas voltaram a frequentar a Associação de Pecuaristas de Parintins (APP), a qual também preside.

A melhoria na estrutura do Parque visa a realização da 34ª Feira de Exposição Agropecuária (Expopin). “Já estabelecemos lá as comissões que irão tomar conta de cada setor. Quero levar ao conhecimento da população que teremos uma Companhia de Rodeio que irá se apresentar os três últimos dias da realização da Expopin”, mencionou.

O parlamentar enalteceu parcerias como Embrapa, Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco da Amazônia, Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), entre outros órgãos.

Telo informou que vai haver uma programação de treinamentos, cursos, minicursos e até mesmo de transferência de tecnologias. “É uma vasta programação, um material muito preciso e muito importante na questão da cultura agrícola do nosso município. Não só da pecuária, mas de outras culturas existentes”.

A programação abrange Concursos Garota Expopin, Leiteiro, de Doces, da melhor Farinha, do melhor Queijo, bem como Prova do Laço, Corrida de Cavalos, Leilões de Animais, atrações musicais e a anunciada Companhia C. J. Rodeios. Quanto à parte técnica, o edil chamou a atenção das comunidades rurais, em particular, as produtoras de farinha para participar dos diversos cursos disponibilizados.

“Tudo isso é para incentivar, fazer com que as pessoas voltem a ter a consciência e, acima de tudo, o prazer em produzir, pois o nosso município, volto a falar, não produz para o seu consumo interno”, declarou.

A feira objetiva, para além de um evento social, ser um evento técnico, compartilhar conhecimentos para contribuir no desenvolvimento do Setor Primário do município. “Eu, como presidente da APP, estou muito feliz. Venho para cá para Casa cumprir meu papel de vereador e é fato que o Estado parou os incentivos, os financiamentos, mas, nós temos que provocar e essa Casa está fazendo seu papel de provocar o Estado, o Governo Federal, o governo Municipal a fazer um trabalho efetivo no Setor Primário”, concluiu.