Presidente da Câmara de Parintins defende combate à poluição sonora em Mesa Redonda

por clely — publicado 22/11/2019 17h40, última modificação 26/11/2019 09h41 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Geisy Tavares Pimentel (Sedema)
“Combate à Poluição Sonora no Município de Parintins”. Esta foi a pauta da Mesa Redonda na manhã desta sexta-feira (22/11) no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) - Campus Parintins. A reunião foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), em encerramento à programação da Semana Municipal de Combate à poluição Sonora.

“Combate à Poluição Sonora no Município de Parintins”. Este foi o tema de Mesa Redonda na manhã desta sexta-feira (22/11) no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) - Campus Parintins. A reunião foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), em encerramento à programação da Semana Municipal de Combate à poluição Sonora.

Como representante legítimo do Parlamento Municipal de Parintins, o vereador Telo Pinto (PSDB) participou do evento. O parlamentar ressaltou a importância de discussões sobre a temática, a qual oportuniza também levar ao conhecimento da população o trabalho do Poder Legislativo. “Para conhecimento da produção de leis, fiscalização de atos públicos e, acima de tudo, poder levar a mensagem ao qual a gente estabelece uma Lei que vai beneficiar a população para que não possa ter os excessos que vinham acontecendo”, afirmou.

A afirmação refere-se a Lei 713/2018, de sua autoria, apresentada à Câmara Municipal no dia 27 de fevereiro de 2018. O objetivo é proporcionar o bem-estar dos munícipes, ao evitar a perturbação do sossego público, visto que estabelece fiscalização, através do trabalho de medições por equipe especializada da Sedema, para que se respeitem os limites de sons e ruídos, a aplicação advertências e multas aos que descumprirem as normas estabelecidas, bem como realização de campanhas educativas.

“A Lei disciplina a poluição sonora no município de Parintins e dá todos os parâmetros para fazer a fiscalização. Já se percebe uma melhor atenção quanto à poluição sonora no município, principalmente nas áreas de grande confluência como a Praça dos Bois. Já existe um trabalho educativo. Ainda falta muito a se fazer, mas, essas mesas redondas têm a conotação de levar conhecimento aos nossos irmãos, para que todos possam obedecer às normas e não cometer a prática da poluição sonora e do sossego público”, avaliou.