Presidente da Câmara busca benefícios ao Setor Primário e presta esclarecimentos na tribuna

por clely — publicado 10/12/2019 02h15, última modificação 10/12/2019 10h48 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão
O presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), relatou sobre reuniões que aconteceram em Manaus, com o objetivo de equacionar dificuldades do município de Parintins, principalmente do Setor Primário. Em seu pronunciamento nesta segunda-feira (09/12), também apresentou esclarecimentos sobre situações levadas à tribuna em sessões anteriores.

Em reunião com o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, o parlamentar enfatizou a necessidade de realização de um novo estudo sobre as regras que conduzem financiamentos, através da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). De acordo com elas, é necessário que o empreendedor tenha licença ambiental para conseguir crédito. Isto tem inviabilizado o acesso aos financiamentos, pois a emissão da licença ambiental é um processo complicado.

Diante do empecilho, Telo Pinto propôs que haja regras e limitações de acordo com o produtor. “Temos mais de 5 mil hectares de pastagem degradada no Amazonas, que precisam ser recompostos para que possam produzir novamente. Precisamos fazer que o Setor Primário possa produzir, mas sem essa exigência toda”, argumentou. Diante do exposto, o presidente do Ipaam se prontificou a fazer o estudo e levantamentos necessários.

Em visita à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), o vereador assegurou que o órgão realizará uma série de ações durante a 34ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin). Ainda na capital, Telo Pinto esteve com o senador Omar Aziz (PSD) e resgatou um anseio presente desde legislaturas anteriores em Parintins, que é a construção de um novo prédio para a Câmara Municipal. Aziz se pôs à disposição para alocar a quantidade de recursos necessários, juntamente com o senador Plínio Valério (PSDB).

A seguir, em seu discurso, Telo Pinto abordou sobre um assunto recorrente entre os parlamentares. O vereador alegou que, conforme matéria veiculada no site BNC, há indícios de manipulação na venda da MAP Linhas Aéreas para a Passaredo, que ocorreu em agosto. Para Telo, quem sofre com isso é a região Norte. “O Senador Omar, ouvindo o clamor de Parintins e demais municípios do Amazonas, pediu explicações ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), sobre o porquê de ter acontecido esse apagão aéreo no Amazonas, de forma que tem que ser resolvida essa situação deplorável, que é o transporte aéreo na nossa região, para que possamos ter um serviço de qualidade”, disse.

Para finalizar, o presidente se defendeu de acusações referentes a gastos excessivos dos recursos da Casa Legislativa. Em relação ao valor de R$ 16 mil, que teria sido gasto na aquisição de 16 câmeras no início de seu mandato, Telo Pinto apresentou a licitação que mostra item a item o que foi comprado. Não foi adquirida nenhuma câmera nova, mas sim realizado um trabalho de manutenção nos equipamentos já instalados, além da compra de um televisor e de utensílios necessários para o melhor funcionamento do sistema.

Sobre exceder os limites de gastos com a folha de pagamento, o parlamentar preparou um relatório das despesas, onde consta que 83,7% do orçamento é direcionado ao pagamento de pessoal. Isto sem contar com outros gastos, como o auxílio alimentação. Desta forma, o recurso restante é aplicado em outros investimentos, a exemplo das sessões itinerantes. “Gastamos realmente uma quantia muito volumosa. Mas é bom esclarecer que os vereadores não recebem 13º salário. Enquanto gestor, não vou cometer nenhum tipo de irresponsabilidade com os gastos da Casa Legislativa”, pontuou.