Presidente da Câmara avalia participação da Câmara em obras municipais

por clely — publicado 22/10/2019 13h05, última modificação 23/10/2019 12h00 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
“O município começa a dar os ares de prosperidade, os ares de um grande governo”. A frase foi proferida na tribuna da Câmara Municipal de Parintins na Sessão Ordinária desta segunda-feira (21/10) pelo vereador-presidente Telo Pinto (PSDB). Telo ressaltou conquistas, exaltou a série de inaugurações realizadas pela Prefeitura Municipal, com parcerias, tanto na zona urbana quanto rural. Deu destaque às ocorridas na programação do aniversário da cidade.

A Escola de Idiomas e Informática Aldair Kimura Seixas, por exemplo. Telo declarou que “já deu bons frutos na cidade”, porém, “infelizmente, fechou no último governo”, mas, agora, foi reativada “para qualificar a população”.

Falou da inauguração do odontomóvel e da Unidade Básica de Saúde Fluvial (USBF) para atendimentos em saúde na zona rural do município. Frisou que o nome da UBSF homenageia Lygia Loyola, via indicação do vereador Cabo Linhares (Patriota), em reconhecimento ao trabalho social em ajuda a parintinenses enfermos na capital amazonense.

A Estação da Cidadania no bairro União também foi citada, a qual homenageia o nome João do Carmo, conhecido como Careca do Ibama. O espaço dispõe de cinema, pista de skate, quadra poliesportiva e tem um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) instalado.

Sobre Divino Espírito Santo no Paraná do Espírito Santo do Meio, a maior comunidade Várzea de Parintins, informou que aconteceu o primeiro atendimento da UBS fluvial. Também foi feita a entrega de 70 certificados para a primeira turma do laboratório de informática da várzea. Alguns alunos até foram premiados com laptop. No local, ocorreu ainda inauguração do segundo Sistema da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z), que leva água potável às comunidades.

Quando falou sobre a UBSF, enalteceu a participação do Senador Eduardo Braga nessa conquista para Parintins. Referente a emendas, relatou agenda em Brasília, junto ao prefeito Bi Garcia (PSDB). Foram inúmeras demandas, porém a maior foi levada ao Senador Omar Aziz sobre o muro de arrimo, para pedir que intercedesse junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional para sua construção. Deputados e senadores também foram acionados para uma “conjunção de esforços” para que o recurso saia.

As obras contam com a participação da Casa Legislativa que, por meio de seus parlamentares, apresenta as demandas sociais. Telo enfatizou que a Câmara que tem desempenhado seu papel e também reconhecido personalidades históricas. Exemplificou a entrega da Comenda de Mérito Cultural Jair Mendes, no dia 15 de outubro, no Mercado Municipal Leopoldo Neves, para notabilizar pessoas que contribuíram e ainda contribuem com a cultura local.

“Hoje, é um dia também de conquista para o parintinense. No bumbódromo, iremos receber e dar início à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a assinatura de um tag (Termo de Ajustamento de Gestão) para se resolver a questão da lixeira pública”, comemorou. Convidou os pares de Parlamento e a população para participarem do evento.