Presidente da Câmara apresenta Moção de Aplausos à gestão da Escola João Bosco

por Clely Ferreira publicado 17/09/2019 06h30, última modificação 17/09/2019 06h41 Texto: Clely Ferreira - Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão
A Escola Estadual Senador João Bosco foi convidada para “integrar a delegação do Brasil no WMTC 2019 – 10th World Mathematics Team Championship, de 21 a 25 de novembro de 2019, em Beijing, na China”. O convite foi devido ao “excelente desempenho dos alunos da instituição de ensino na edição brasileira da Olimpíada Internacional de Matemática”. Pelo feito, apresentou Moção de Aplauso nº 027/2019.

A Escola Estadual Senador João Bosco foi convidada para “integrar a delegação do Brasil no WMTC 2019 – 10th World Mathematics Team Championship, de 21 a 25 de novembro de 2019, em Beijing, na China”. O convite foi devido ao “excelente desempenho dos alunos da instituição de ensino na edição brasileira da Olimpíada Internacional de Matemática”.

Pelo feito, com a proposição de Moção de Aplauso nº 027/2019, o presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Telo Pinto (PSDB), rendeu elogios ao trabalho de Sávio Borges na gestão do educandário. “Ele dá passos largos para melhorar a instituição de ensino, também promover e capacitar cada vez mais os seus professores”, disse.

Ainda falando de educação, registrou publicação de matéria no jornal Acrítica, cujo conteúdo enaltece o programa do governo do Estado do Ensino Médio Tecnológico. Telo evidenciou “que já foram mais de 300 mil pessoas beneficiadas por esse importante projeto da Seduc”. Falou da parceria da Prefeitura Municipal e ressaltou o trabalho da Secretária do Interior Ana Maria Araújo. Ela quem capitania todo o sistema de educação tecnológica no Estado.

Sobre o assunto, chamou a atenção da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para fazer o ensino universitário no campo, através desta tecnologia, para levar o ensino superior aos moradores da zona rural. A sugestão é para capacitação dentro de suas áreas: agricultura,  pecuária, lavouras agrícolas, para que haja o desenvolvimento do setor primário no Estado.

O Sistema Salta-Z também foi pauta do edil. Outro assunto do parlamentar foi que recebeu documentações da empresa espanhola Ambientare, “a qual está fazendo os estudos de impactos ambientais para instalação, no início do ano que vem, do Linhão que vai ligar Oriximiná a Juruti e Juruti a Parintins”. “A gente fica muito esperançoso que possa ter, realmente, esse linhão e sair do sufoco que é o fornecimento de energia elétrica”, declarou.

O legislador encerrou seu discurso prestando homenagem a seu amigo pessoal e compadre Mário Felipe Moraes Júnior, 64 anos. Com Moção de Pesar nº 20/2019 à família de Felipe Júnior, que faleceu na quarta-feira passada (11/09), Telo elencou o trabalho do profissional como servidor público e no boi bumbá Garantido, do qual era torcedor apaixonado. Também falou de sua grandeza como ser humano.