Prefeitura de Parintins apresenta execuções orçamentária e financeira em Audiência Pública na Câmara
A Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Controladoria Geral do Município, apresentou nesta quarta-feira, 19, no Plenário Raimundo Almada, suas execuções orçamentária e financeira, relativas ao segundo e terceiro quadrimestres do ano de 2022. A Audiência Pública foi solicitada por meio de propositura do vereador Telo Pinto (PSDB), Presidente e Relator da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Legislativa.
Participaram da audiência a vereadora Vanessa Gonçalves (PP), os vereadores Fernando Menezes (Republicanos), Massilon Cursino (Republicanos) e Telo Pinto; bem como o Controlador Geral do Município, Harald Dinelly; e o Procurador Geral do Município, Rondinelle Viana.
O vereador Telo Pinto destacou que tem colocado como prioridade a Audiência para cumprimento à Constituição Federal, Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Casa Legislativa e, ainda, para dar ciência à população de como estão receitas e despesas municipais. Afirmou que os dados expostos servem para nortear até mesmo a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), bem como da Lei Orçamentária Anual (LOA), visto que serve como base de avaliação e para estudo de mudanças.
O Controlador Geral do Município, Harald Dinelly, destacou a importância dessa Audiência Pública para tornar ainda mais acessível à população parintinense a divulgação das ações da Prefeitura de Parintins, através do acompanhamento dos gastos realizados e das receitas arrecadadas. “Damos transparência a tudo o que o Executivo vem realizando com o dinheiro público, de forma que qualquer pessoa acompanhe a execução orçamentário-financeira dos programas e ações do governo”, afirmou Dinelly.
O Controlador Harald Dinelly apresentou panorama das contas públicas municipais e das metas fiscais do 2º e 3º quadrimestres de 2022. “O presente relatório demonstra aspectos relacionados ao controle interno financeiro, orçamentário e patrimonial da Prefeitura Municipal de Parintins, bem como informações auxiliares às demonstrações contábeis e financeiras”, destacou Harald. Frisou que a apresentação visa dar ainda mais transparência aos atos do Executivo Municipal e facilitar o acesso às informações.