Porto de Parintins, setor primário e eleições pautam discurso do presidente Mateus Assayag
Porto de Parintins, setor primário e eleições pautaram o discurso do presidente da Câmara Municipal de Parintins, vereador Mateus Assayag (PL), na Sessão Ordinária deste dia 04 de outubro. O parlamentar destacou assuntos importantes e de interesse da população parintinense, verificados in loco na zona urbana e rural.
Sobre o Porto de Parintins, Mateus lamentou o fechamento e o não funcionamento do terminal hidroviário da Ilha Tupinambarana e classificou como absurda essa situação. O parlamentar quer um posicionamento do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), principalmente devido à temporada de cruzeiros e navios de turistas em Parintins estar próxima.
De acordo com Assayag, são mais de 10 mil turistas impedidos de descer na cidade por falta de um Porto. “De novembro a maio mais de 10 mil turistas não vão descer em Parintins e não vão deixar dinheiro para aquecer a economia por falta de Porto. O povo parintinense precisa de respeito, pois têm sofrido bastante com essa situação”, comentou Mateus ao avisar que irá para Manaus reunir com representantes do DNIT para tratar desse assunto.
Setor primário
Mateus Assayag fez um apelo à Sempa (Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento) e à Sepror (Secretaria de Estado de Produção Rural), para que possam cumprir o calendário do setor primário, no sentido de fomentar o setor com o tratamento da terra no verão, para que no período das chuvas estes trabalhadores possam plantar e depois colher. O setor primário gera mais de 40 mil empregos e esses trabalhadores necessitam de apoio e fomento.
“Os produtores e agricultores precisam do suporte de mecanização das áreas e o poder público precisa garantir e dar apoio, visto que esses trabalhadores sofrem neste período com o forte verão, o que prejudica muito mais a pecuária e a agricultura”, frisou.
Eleições 2022
O presidente da Câmara parabenizou a cidade de Parintins pela forte participação na festa da democracia no primeiro turno das eleições 2022. Parabenizou os candidatos que participaram do pleito, os eleitos e reeleitos. Citou a vitória de Omar Aziz, Saullo Vianna e Mayra Dias, que vão lutar por Parintins e ajudar por meio de emendas parlamentares. Mateus lamentou a não reeleição do deputado federal Marcelo Ramos, e evidenciou que o Amazonas sentirá falta da luta do Marcelo, pois sempre foi muito atuante e aguerrido pelo Estado.