Polícia Militar é homenageada na Câmara de Parintins

por clely — publicado 25/04/2019 12h25, última modificação 25/04/2019 12h23 Texto: Clely Ferreira – Assessoria de Imprensa da Câmara / Foto: Simone Brandão
21 de abril é Dia de Tiradentes, patrono da Polícia Militar no Brasil. Em alusão à data, a Câmara Municipal de Parintins realizou uma Sessão Especial no plenário Raimundo Almada, na manhã dessa quarta-feira (24).

21 de abril é Dia de Tiradentes, patrono da Polícia Militar no Brasil. Em alusão à data, a Câmara Municipal de Parintins realizou uma Sessão Especial no plenário Raimundo Almada, na manhã dessa quarta-feira (24).

O prefeito em exercício, Tony Medeiros, fez um breve relato histórico para exaltar a figura Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. No ensejo compartilhou a honra em já ter recebido “um dos maiores méritos da Polícia Militar que é a Medalha Tiradentes”.

Com parabenizações pelos 182 anos da Polícia Militar no Amazonas, Tony reconheceu o trabalho como “árduo” por lidar “com a escória da sociedade”. No ensejo, exaltou a busca em “se reinventar”, quando enfatizou investimentos em capacitação e programas de cunho educacional e social como Programa de Erradicação das Drogas (Proerd) e Pelotão Mirim. Fez referência ainda “aos melhores índices de Educação do Estado com os colégios militares”.

“Nós vivemos uma crise de disciplina e quando se investe nas crianças se trabalha principalmente a disciplina”. Assim, reconheceu a importância do trabalho de prevenção. Ele deu destaque às atividades da Escola Municipal Tsukasa Uyetsuka, na Gleba Vila Amazônia, que é “um projeto-piloto” da Prefeitura de Parintins, com a aplicação da disciplina militar e que o prefeito Bi Garcia pretende implementar em outras escolas municipais.

“As nossas ações são voltadas a diminuir os índices de ocorrência aqui em Parintins”, afirmou o Ten. Cel. Luiz Alberto Navarro, Comandante do 11º Batalhão. O comandante deu ênfase aos resultados obtidos com a “Operação Guarani”, à atuação da Força Tática e de todos os profissionais da corporação, mesmo em face às dificuldades.

“A segurança pública em Parintins precisa avançar”, pontuou Navarro. Com isso, frisou a importância do trabalho conjunto com a Prefeitura e a Câmara de Parintins. À Casa Legislativa, agradeceu a parceria e a homenagem.

Capitão Ricardo Viana, representante da Força Tática da Polícia Militar; Capitão Tenente Carlos Sá, Comandante da Capitania dos Portos; 1º Tenente José Wilson Moreira da Silva, Comandante da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militares; Secretária Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth) Zeila Cardoso e o Secretário Municipal de Educação João Costa compuseram a Mesa da solenidade, juntamente com autor da propositura, vereador Cabo Linhares (Patriota), e o presidente da Câmara, vereador Telo Pinto (PSDB). Além deles, o vereador Tião Teixeira (PTB) também se pronunciou na Tribuna.

Todos os oradores foram enfáticos em afirmar a relevância do exercício da profissão e denominar a categoria como guerreira. Os profissionais foram classificados como “baluartes da defesa e da ordem Parintinense”.

Comprometimento, dedicação e altruísmo foram as características apontadas para a atuação dessa classe profissional. “Educador”, “enfermeiro”, “assistente social”, “psicólogo”, entre outras funções foram atribuídas ao serviço de um militar. Foi destacado que “eles deixam o seio familiar, sem a certeza de que retornam com vida”, na missão de “defender a honra e a vida da população”.

Em reconhecimento aos valores da classe, sinalizaram que muitos militares estão sendo eleitos no processo democrático para representar o povo. Na presidência da República, no Senado e Câmara Federais, na Assembleia Legislativa, como o deputado Cabo Maciel (PR), e na Câmara Municipal, com o vereador Cabo Linhares, o qual já atuou mais de 20 anos na Instituição.

“Sou feliz por os representar. Sempre falo nesta Tribuna que enquanto eu estiver aqui nesta Casa eu serei um dos grandes defensores desta classe que é a polícia militar. Eu não poderia deixar ‘passar em branco’. Essa sessão é uma demonstração do reconhecimento desta Casa, da valorização do profissional militar, aos grandes guerreiros da Segurança Pública”, declarou o autor da proposição, vereador Linhares.

Pelo “suor e sangue derramado pela sociedade, quando o vereador reconhece, parabeniza e agradece a Polícia Militar é a população Parintinense que está agradecendo”, completou.

Como parte das homenagens do Parlamento Municipal, foram entregues a alguns militares Moção de Parabenizações, em nome da categoria. A honraria foi assinada por todos os parlamentares.

“Um dia muito importante e de alegria, em que a gente abre a Casa Legislativa e homenageia a todos vocês, militares, na ativa ou reserva. Pessoas com esse espírito do homem público e que prestam relevantes serviços, uma atuação brilhante no combate à criminalidade e ao tráfico de droga. É dia de saudar e parabenizar, acima de tudo, pela vocação de ser Militar. Homens e mulheres que dia a dia estão na labuta de servir e estar sempre pronto a atender as demandas da comunidade”, congratulou o presidente da Casa Legislativa. Telo colocou a Câmara à disposição do Comando para apoiar nas ações.