PL de Alex Garcia reconhece a prática da atividade e exercício físico, orientados por profissionais da área em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 10/08/2021 13h33, última modificação 10/08/2021 13h33 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
O Projeto de Lei destaca que a prática da atividade física e do exercício físico estará vinculada aos cumprimentos dos protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias em caso de pandemia ou endemias.

O vereador Alex Garcia (PSD) formalizou, nesta terça-feira (10), junto à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Parintins, o Projeto de Lei n° 17/2021 que reconhece a prática da atividade física e de exercício físico, orientados por profissionais da área, devidamente habilitados pelo sistema Confef/Cref's, como essenciais para a população do município de Parintins. 

A atividade física está entre os hábitos mais recomendados para uma vida saudável. Devido a isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a tratar o sedentarismo que é a inatividade física como um problema de saúde pública. A prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida. 

O autor da proposta explica que é importante manter essa prática também neste período de quarentena por conta da Covid-19. 

"Mesmo com isolamento social quem já pratica alguma atividade deve continuar seus treinos, adaptando-os. A falta da prática de exercícios físicos é um perigo crescente na sociedade, gerando maiores riscos à saúde e aumentando a obesidade, doenças cardíacas e consequentemente a taxa de mortalidade", salientou Alex. 

De acordo com o PL,  a prática da atividade física e do exercício físico estará vinculada aos cumprimentos dos protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias em caso de pandemia ou endemias. 

"Diante do avanço desta pandemia no Brasil, a recomendação dos profissionais de saúde para que a população tenha uma vida fisicamente ativa deve ser encarada como uma importante abordagem para o combate à Covid-19 e as eventuais consequências de confinamento social juntamente às demais medidas que estão sendo adotadas pelos setores da saúde pública mundial", complementou.