Pelo bem da saúde dos cidadãos parintinenses, Márcia Baranda pede a implantação do Programa Farmácia Solidária no Município de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 27/05/2024 13h03, última modificação 27/05/2024 13h03 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
“Esse programa permitirá que muitas pessoas possam doar os medicamentos que não serão utilizados, mas que ainda se encontram em condições de uso, dentro do prazo de validade e com a qualidade e a eficácia preservada”, afirma a parlamentar.
Pelo bem da saúde dos cidadãos parintinenses, Márcia Baranda pede a implantação do Programa Farmácia Solidária no Município de Parintins

Vereadora Márcia Baranda na Câmara de Parintins

O Programa Farmácia Solidária é um programa quem vem sendo adotado em várias cidades por todo o nosso Brasil, e tem funcionado de forma bastante positiva para a população onde já foi implantado. 

Consiste, basicamente, em receber doação dos mais variados medicamentos, e estes podem ser amostras grátis, ou não, e podem ser doados pela população, clínicas e profissionais da saúde, ou de empresas do segmento farmacêutico. 

Sua distribuição gratuita à população mais vulnerável, fica sob responsabilidade técnica de um profissional farmacêutico, após avaliação visual da integridade do medicamento e da sua data de validade, ficando a critério da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA planejar, desenvolver e organizar as normas de coleta, triagem e dispensação dos medicamentos para a população, bem como gerenciar o Programa Farmácia Solidária. 

“Esse programa permitirá que muitas pessoas possam doar os medicamentos que não serão utilizados, mas que ainda se encontram em condições de uso, dentro do prazo de validade e com a qualidade e a eficácia preservada” afirma a parlamentar. 

Precisamos evitar o desperdício e que esses produtos sejam jogados no lixo ou na rede de esgotos sem uso, principalmente se pararmos pra pensar quantas pessoas não têm acesso a determinado medicamento, porque não possui renda suficiente.