Nêga Alencar se aflige com perda de recursos da Saúde e faz críticas à administração municipal

por clely — publicado 10/12/2019 01h35, última modificação 10/12/2019 10h17 Texto: Assessoria Parlamentar
Em pronunciamento na sessão de segunda-feira, 9 de dezembro, a vereadora Nêga Alencar (PSD) se mostrou aflita com bloqueio de recursos da Saúde no município de Parintins. A seguir, ponderou sobre a não aprovação, na última semana, de Projeto de Lei de sua autoria e propôs Moção de Aplausos para aluna e professora premiadas em concurso.

Primeiramente, Nêga relatou que, na manhã de desta segunda-feira (09/12), fez uma consulta ao Fundo Nacional de Saúde e lá constatou que Parintins tem mais de R$ 4 milhões bloqueados em recursos, apenas no ano de 2019. Com o relatório em mãos, classificou o fato como inadmissível e lamentou a perda de verba para o município. “Quem perde é a população, por irresponsabilidade do Prefeito e do Secretário de Saúde. É uma gestão vergonhosa e covarde, que dá continuidade à gestão passada. Será que merece parabenizações?”, questionou.

A parlamentar seguiu seu discurso ao abordar Projeto de Lei de sua autoria, que na última semana, foi rejeitado por inconstitucionalidade, antes de seguir para o voto do Prefeito. O Projeto instituía a transmissão ao vivo e via internet das licitações dos Poderes Executivo e Legislativo. “Eu respeito a decisão dos nobres Pares que votaram contra. Era importante esse Projeto, pois milhões entram sem que possamos somar força dentro da Casa para melhorar o trabalho de fiscalizadores, onde sou a única opositora”, alegou.

Para finalizar, a vereadora Nêga propôs Moção de Aplauso para a estudante Andria Jhully Barroso Farias e a professora Mary Sônia Dutra de Alencar. Da 3ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, as duas foram premiadas no 11º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU). A vereadora salientou que é a primeira vez que o Amazonas é premiado em um concurso de desenho e redação, sendo Parintins contemplada. “Conquistas como esta inspiram outros estudantes a buscarem resultados semelhantes e asseguram representatividade para nosso município”, expôs.