Nêga Alencar propõe atendimento da UBS Fluvial nas comunidades rurais em prevenção a Covid-19

por clely — publicado 27/05/2020 22h10, última modificação 27/05/2020 23h40 Texto: Assessoria Parlamentar

A vereadora Nêga Alencar (PSC) apresentou Indicação propondo a utilização da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Lígia Loyola como forma de reforçar o combate ao Coronavirus na zona rural do município. Na proposta, Nêga sugere que a Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), junto ao Comitê de Combate à Covid-19 realize um estudo, em caráter de urgência, para possibilitar os atendimentos por meio da UBSF. A proposta foi apresentada durante sessão remota da Câmara Municipal de Parintins, na quarta-feira, 27 de maio.

Para Nêga Alencar, o atendimento da UBSF às comunidades seria como uma base de monitoramento ao COVID na zona rural, que de maneira precoce, rápida e descentralizada, asseguraria cuidados necessários a população. Os atendimentos à zona rural seriam com a equipe multiprofissional que já atua na unidade, com consultas, teste rápidos, kits de medicamentos (caso o resultado for positivo), orientações, entre outras medidas de prevenção.

“As ações estão muito limitadas à sede do município e a população do interior está esquecida e a mercê de também sofrer com a contaminação do vírus. Lembrando que nossos hospitais não têm estrutura adequada para receber um número expressivo de pessoas que possam necessitar de internação. Então, toda e qualquer ação tem que ser pensada e executada da forma mais rápida possível. Hoje, a luta é contra o tempo, e toda e qualquer medida preventiva e de combate aplicada na sede do município, deve também, ser aplicada em nossas comunidades rurais”, disse Nêga Alencar.

Prevenção

A iniciativa do atendimento Itinerante garante que pacientes com sintomas leves e moderados poderão realizar seus tratamentos com antecedência e evitar o avanço do agravamento dos sintomas da Covid-19 e, consequentemente, o risco maior para nossa população.

Decreto de luto oficial

Outra propositura da parlamentar refere-se a uma indicação solicitando à Prefeitura Municipal de Parintins que decrete luto oficial no município em respeito e pesar às vítimas fatais do coronavírus até o fim da pandemia. A vereadora lamentou as 24.600 mortes provocadas pela COVID-19 em todo o país, sendo 1.891 no Amazonas e 52 em Parintins.

“Este ato será realizado por meio de bandeiras hasteadas em todas as repartições públicas e instituições de ensino e devem permanecer a meio mastro, em homenagem à memória dos mortos pela COVID-19, até que a crise sanitária seja superada. Decretar o luto oficial pelas vítimas é mais do que um ato simbólico é um ato de reconhecimento e solidariedade às famílias enlutadas”, explicou a parlamentar.