Na Câmara de Parintins, Mulheres falam de lutas, conquistas e perspectivas de futuro
A força, as vitórias e as conquistas das mulheres parintinenses foram celebradas na Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher realizada pela Câmara Municipal de Parintins neste dia 09 de março de 2022. Defesa dos direitos femininos, políticas públicas para as mulheres, proteção à mulher contra a violência doméstica e sexual, igualdade entre homens e mulheres, o protagonismo feminino na política, entre outros temas pertinentes à condição da mulher foram destaques na Sessão.
A solenidade, requerida pela Vereadora Brena Dianná (PSD) e aprovada por unanimidade pelo parlamento municipal, aconteceu no Plenário Raimundo Almada e foi presidida pela Presidente em Exercício da Câmara, Vereadora Vanessa Gonçalves (PP). O evento contou com a participação do Prefeito em Exercício Mateus Assayag (PL), da Vereadora Márcia Baranda (MDB), do Vereador Massilon Cursino (Republicanos), autoridades civis e militares, secretárias municipais, empresárias, educadoras, empreendedoras e da população em geral.
Para Brena Dianná, Vereadora autora da propositura, além de exaltar a mulher, a homenagem visa promover diálogos que criem estratégias para incentivar ainda mais a participação da mulher na política, nas escolas, nas empresas e onde ela quiser. “Apesar dos êxitos, ainda há um caminho a ser percorrido. Esse é um dia para relembrarmos a nossa importância na sociedade, as conquistas, os desafios vencidos e as nossas lutas diárias, pois nós lutamos todos os dias pelo nosso espaço, pela nossa inserção nos espaços de poder”, frisou Brena.
A Vereadora Márcia Baranda demonstrou contentamento ao ver tantas mulheres guerreiras e de luta presentes nesta solenidade, e falou sobre feminilidade. “Quantas vezes tivemos que gritar e esconder a feminilidade para sermos ouvidas e mostrar firmeza, força e capacidade? Hoje, nós mulheres não precisamos provar nada para ninguém, pois não podemos desistir nunca dos nossos sonhos e objetivos”, disse.
A Presidente em Exercício da Câmara, Vereadora Vanessa Gonçalves, ressaltou que é preciso ter o respeito mútuo em todos os lugares entre mulheres e homens. Aproveitou para destacar as mulheres Vereadoras da Casa legislativa, que decidiram estar e fazer política, de ter a honra de ser escolhidas pelo povo para mudar a história, lutar pelo direito de todos. “Somos mulheres que estamos aqui neste parlamento, que lutamos pelos direitos das mulheres. Precisamos ser mulheres unidas, não existimos para entrar em guerra, mas para darmos as mãos para acabar com esse ódio e rivalidades e fortalecer ainda o nosso lugar por direito”, afirmou.
Ao representar as Servidoras da Câmara Municipal de Parintins, a Advogada e Assessora Jurídica Danielle Hatta pautou seu discurso nas seguintes palavras: persistência, luta, amor, educação, necessidade e empreendedorismo. Para ela, são palavras fortes e que caracterizam a mulher. “O Dia Internacional da Mulher é um lembrete para dizer e demarcar que existe um dia voltado às mulheres, não só para homenagens, mas para celebrar o espaço conquistado por todas as mulheres. Então, convoco todas as mulheres: Mulheres, sigamos! Sigamos conquistando, sendo e ocupando. Esse é o nosso papel”, frisou Danielle Hatta.
Emocionada, a senhora Nataliane da Silva agradeceu a oportunidade de estar participando de uma solenidade tão importante neste parlamento. Ela foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Roçadora da Secretaria Municipal de Obras e de Parintins. Nataliane narrou sua trajetória de vida, e destacou trabalhar desde criança para dar um futuro melhor para sua família.
O Prefeito em Exercício Mateus Assayag ressaltou as décadas de lutas das mulheres parintinenses por igualdade na sociedade, e falou de seu respeito e reconhecimento a todas elas. “Parabéns a todas as Mulheres por tantas batalhas e conquistas, estamos somando forças para ampliar os horizontes e criar uma sociedade mais igualitária”, evidenciou Mateus.
O Vereador Massilon Cursino em seu discurso fez uma linha do tempo sobre as conquistas e direitos femininos de frequentar as escolas, direito de votos, adentrar a faculdade, mostrando o quanto as mulheres lutaram e a demora pelas conquistas. Lembrou ainda de sua infância em como a presença feminina foi marcada com o poder que a mulher tem no âmbito familiar. “Lembro que quando fiz um desenho, eu estava no colo do meu pai, e minha estava ao lado no quadro ensinando” relatou o Vereador.
A solenidade contou também com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEMASTH); da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA); da Secretaria Municipal de Obras (SEMOSP); da Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/Parintins; da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL/Parintins; da Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido e do Hospital Padre Colombo.