Medidas preventivas ao Coronavírus e aumento das tarifas do SAAE são pautadas pelo vereador Beto Farias

por clely — publicado 17/03/2020 18h27, última modificação 17/03/2020 18h27
Colaboradores: Clely Ferreira
Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Prioridade com a saúde da população parintinense é destacada no discurso do vereador Beto Farias (Podemos), na sessão de terça-feira (17/03). A galeria da Câmara Municipal estava fecha para o público e sessões que estavam planejadas para esta semana foram suspensas, afim de evitar a aglomeração de pessoas, após anuncio de pandemia do novo coronavírus.

Parintins é o primeiro município do interior do Amazonas a tomar medidas preventivas. O anúncio foi feito pelo prefeito Bi Garcia (PSDB), em coletiva de imprensa que realizou na manhã de segunda-feira (16/03). O gestor municipal anunciou Decreto suspendendo eventos com mais de 100 pessoas, por 30 dias.

“Eu quero aqui agradecer o prefeito que, de forma inteligente, tomou essa decisão, a qual até os países mais ricos não tiveram e que, hoje, sofrem as consequências. O que está sendo tomado em Parintins é, realmente, fazer com que as pessoas que são que são do grupo de risco permaneçam em casa”, afirmou Beto.

Para a realização de ações de combate e prevenção contra o coronavírus, o Executivo irá contratar temporariamente profissionais de saúde, para a conscientização nos bairros da cidade. Transatlânticos que trazem centenas de turistas à cidade estão também proibidos de ancorarem em Parintins. O vereador pediu ainda que empresas tomem medidas. “É importante também que seja feita a prevenção nos postos de gasolina, onde passa um grande número de pessoas. É importante a utilização de materiais que evitem o contágio, como máscaras e álcool em gel”, disse o parlamentar.

O parlamentar ainda ressaltou o trabalho que vem sendo feito na orla do bairro da união, onde foram instalados postes com lâmpadas de led em todo o entorno da orla. “A iluminação que começou a ser instalada dá maior segurança aos moradores dos Itaúnas, que poderão passear à noite. Em breve, será um novo cartão postal da cidade, após todas as obras que serão executadas na localidade. Serão instalados 28 postes no entorno da orla”, enalteceu.

Sobre o aumento na cobrança feita pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o vereador se posicionou sobre o aumento na cobrança de um real por dia, que somados chega a mais de R$ 30,00 na conta da população. “Iremos acionar o SAAE e o jurídico desta Casa, pois foi feito este aumento sem ser consultada a Câmara Municipal. Mas, tomaremos as medidas para que esta cobrança não aconteça, esta cobrança está equivoca e esta Casa está atenta para que estes abusos não aconteçam”, finalizou.