Mateus Assayag volta a pressionar DNIT para reabertura do Porto de Parintins
Situação do Porto de Parintins, Copa Seo Jovem de Futsal e manutenção das escolas de várzea pautaram o discurso do presidente da Câmara Mateus Assayag (PL) na sessão desta terça-feira (26/07). Assayag cobrou de forma veemente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a reabertura imediata do Terminal Hidroviário da Ilha Tupinambarana, ao mesmo tempo em que solicitou a construção da cobertura das duas passarelas do local.
“Novamente faço cobrança ao DNIT para termos o nosso porto de volta. É um absurdo o que vem acontecendo, pois há mais de dois anos o nosso terminal está desativado, operando com restrições ou sem operações. As pessoas todos os dias embarcam e desembarcam em locais alternativos, onde os proprietários até se esforçam para oferecer bons serviços, mas é longe da estrutura portuária que Parintins tinha e tem à disposição. Nós vamos continuar cobrando”, explicou Mateus.
O parlamentar citou o fechamento do Porto de Parintins no período do Festival Folclórico deste ano e destacou a importante articulação da Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal e outros órgãos de segurança para reverter a situação. O terminal foi liberado para funcionamento com inúmeras restrições para não prejudicar o Festival e a economia local naquele período. Atualmente, as balsas do porto foram enviadas a Manaus e não há perspectivas de devolução das mesmas.
1ª Copa Seo Jovem de Futsal
O parlamentar evidenciou a realização da 1ª Copa Seo Jovem de Futsal. “Parabenizo a todos que organizaram o evento e que disputaram na competição. Fico muito feliz de poder ajudar essa competição sadia que começou tímida e ao longo dos jogos tomou uma dimensão grandiosa dentro do bairro e da cidade. Parabéns a todos que contribuíram nas premiações, comerciantes do bairro, prefeito Bi Garcia e todos que ajudaram direta ou indiretamente com a realização da Copa”, destacou Assayag.
Educação
Mateus também fez um apelo às Secretarias Municipais de Educação e Obras, para agilizar as reformas e manutenções de algumas escolas da área de várzea de Parintins, haja vista que o calendário escolar inicia no próximo dia 01 de agosto.