Mateus Assayag reitera formalização de Termos de Cooperação Técnica entre SECT, IPAAM e Prefeitura e defende políticas públicas para fortalecer o setor primário

por Mayara Carneiro publicado 26/04/2021 15h05, última modificação 26/04/2021 15h05 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Fotos: Simone Brandão
Mateus parabenizou o Prefeito Bi Garcia (DEM) por levantar essa bandeira de luta pelo fortalecimento do setor primário ao citar a ampliação do número de patrulhas agrícolas disponibilizadas.

O Presidente da Câmara Municipal de Parintins, Vereador Mateus Assayag (PL), evidenciou a importância das viagens feitas pelos Vereadores à zona rural. Segundo ele, viajar em coletivo será uma prática constante da Mesa Diretora, para somar forças com as famílias ribeirinhas.

De acordo com Mateus, é imprescindível o parlamento identificar e trazer à Tribuna da Câmara as demandas e anseios coletivos para que os problemas diários dos comunitários sejam resolvidos e/ou minimizados. “Precisamos não apenas do debate, mas resolver a causa. Quanto mais forças pudermos somar e trabalhar contribuirá para que as pessoas possam viver melhor”, frisou.

Dessa forma, destacou visita realizada na semana passada nas comunidades da Brasília, São Sebastião do Boto e Agrovila do Caburi para vistoriar os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Parintins nestas localidades, bem como verificar questões voltadas à cheia dos rios.

Segundo Mateus, os ribeirinhos já estão adaptados e sabem lidar com cheia grande na várzea e são conhecedores do quanto ela traz prejuízos, haja vista ser um fenômeno natural anual. Contudo, para uma enchente atípica é necessário apoio da Defesa Civil, da Prefeitura e da Câmara.

Citou a importância do Comitê de Enfrentamento aos Desastres Naturais para minimizar os problemas oriundos dessa grande cheia. Comentou que as demandas estão sendo levantadas pelo Comitê e os trabalhos já estão acontecendo.

Setor primário

Durante visita à Agrovila do Caburi, Mateus enfatizou verificar os serviços realizados pelo Executivo, conversar com os moradores e identificar as demandas. Assim, citou diálogo com os integrantes da Cooperativa de Produtores do Caburi (COOPCABURI).

“Eles estão animados e empolgados com os trabalhos do setor primário nessa região. Solicitei, durante a reunião, que a Secretaria de Produção possa dar o apoio necessário às pessoas que estão querendo produzir, para aqueles que tem intenção e vontade de produzir, mas recebendo do poder público o apoio necessário”, disse.

Assayag ressaltou que a pandemia da Covid-19, o isolamento social e a não realização do Festival Folclórico de Parintins foram pontos que revelaram mais ainda a importância do setor primário. Diante disso, destacou que mais políticas públicas para dar condições aos produtores e criadores devem ser efetivadas.

Mateus parabenizou o Prefeito Bi Garcia (DEM) por levantar essa bandeira de luta pelo fortalecimento do setor primário, ampliando o número de patrulhas agrícolas para que os pequenos trabalhadores tenham apoio para melhorar o sistema de produção e criação.

Termos de Cooperação Técnica

O Presidente da Câmara também reiterou pedido à SECT (Secretaria das Cidades e Territórios) e ao IPAAM (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) para formalizar Termos de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Parintins, propostos por Mateus Assayag. O propósito é a autorização para que os trabalhos desenvolvidos em Manaus, relacionados à regularização fundiária, titularidade das áreas rurais e licença ambiental, sejam executados aqui em Parintins, através dos técnicos do Executivo. “Regularizar terra e licença ambiental não é fácil não, e esses trabalhadores precisam de apoio, pois o setor não pode andar sozinho”, disse.

Solidariedade

Mateus Assayag, em nome da Câmara Municipal de Parintins, reiterou solidariedade ao Vereador Babá Tupinambá (PDT) e aos seus familiares, pelo falecimento da pequena Isadora Tupinambá, de apenas dois anos de idade, ocorrido no dia 19 de abril de 2021, vítima de afogamento. “Acompanhei o sofrimento e dor do Vereador Babá e da família. Foram e estão sendo dias terríveis para todos nós”, comentou. Por Mayara Carneiro – Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Simone Brandão