Mateus Assayag pleiteia cursos de capacitação a produtores e criadores rurais de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 31/05/2021 20h05, última modificação 31/05/2021 20h56 Texto: Mayara Carneiro - Assessoria de Imprensa da CMP / Fotos: Simone Brandão

Ao pronunciar-se na Sessão Ordinária deste dia 31 de maio, o Presidente da Câmara Mateus Assayag (PL) apresentou uma Indicação à Secretaria de Produção Rural do Amazonas (SEPROR), à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e à Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) para ofertar cursos de capacitação nas práticas de manejo na agricultura e na pecuária, direcionada aos pequenos produtores e criadores das comunidades rurais de Parintins.

De acordo com Mateus, o objetivo é potencializar o desenvolvimento socioeconômico desses trabalhadores. “As famílias da zona rural lidam com a caça, pesca, criação e plantação. Porém, o que se percebe é que os produtores se voltam mais para o cultivo da mandioca, por inúmeros motivos, entre eles o consumo da farinha e seus derivados”, comentou. Dessa forma, ele indica a importância da criação de um plano de manejo que contemple uma variedade de frutas e legumes, como graviola, goiaba, laranja e açaí, não somente para consumo próprio, mas para a venda.

Enalteceu ser muito importante a oferta de cursos técnicos que capacitem e instrumentalizem os pequenos produtores para essas práticas. Com a pecuária, frisou Mateus, não é diferente, sendo necessária a disseminação de conhecimento técnico-científico para contribuir com o desenvolvimento local.

Mateus Assayag também direcionou seu discurso à Empresa Amazonas Energia. Reforçou pedido de expansão da rede de distribuição de energia elétrica na Comunidade São João Batista do Jacu. Segundo ele, a localidade tem uma demanda de 12 famílias que ainda não são contempladas com esses serviços. O parlamentar também cobrou a manutenção da rede que contempla a comunidade.