Massilon solicita que SAAE suspenda cobrança de tarifa até que se busque solucionar caso de água contaminada
O Vereador Massilon Medeiros Cursino (Republicanos), se pronuncia a favor da população parintinense, e protocola solicitação junto ao Executivo Municipal através do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que faça a suspensão da cobrança da tarifa de água, até que se resolva ou pelo menos amenize o problema da água contaminada com metais pesados, nitrato, amônia e coliformes totais e fecais. O pedido de Nº 965/2023 foi protocolado durante a Sessão Ordinária nesta manhã de terça-feira (05).
O parlamentar esclarece que é do nosso conhecimento que foi emitido um laudo técnico, pelas equipes da FVS-RCP e Companhia de Saneamento do Amazonas – COSAMA, relativo ao Sistema Público de Abastecimento de Água e situação dos Poços do Município de Parintins/AM. O Relatório Sintético da Situação dos Poços de Parintins, identificou que 22 poços estão contaminados, portanto, com funcionamento irregular, pois apresentaram concentração altíssima de poluentes, tais como: Amônia, Manganês, Ferro e os mais graves: Nitrato e Alumínio, bem como a presença de Coliformes Totais e Fecais. “É uma situação preocupante, e medidas urgentes precisam ser tomadas com máxima urgência, pois o risco à saúde pública apresentados no estudo é grande”, afirma.
Massilon também reitera que houve uma audiência pública para debater o problema em questão, mas que é preciso pelo menos amenizar o problema. “No final a audiência foi definido que seria assinado um termo, e até agora nada andou, a água está contaminada, e o problema requer uma solução urgente. Não é justo que a população parintinense pague pelo fornecimento da água impropria para o consumo, portanto, solicitamos a suspensão da cobrança até que o problema seja solucionado”, conclui.