Massilon solicita ao Mec que considere o Edital de Credenciamento do Curso de Medicina para Parintins

por Mayara Carneiro publicado 30/03/2023 11h05, última modificação 30/03/2023 11h05 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Segundo o parlamentar, dados da última pesquisa recém-divulgada sobre a quantidade de médicos por habitante no Brasil indicam que na Região Norte tem a menor proporção de profissionais da área por mil habitantes das regiões do país.

O Vereador Massilon Medeiros Cursino (Republicano), protocola pedido ao Ministério da Educação e Cultura, através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), que considere as instituições que se apresentaram para participar do Edital de Chamamento do Curso de Medicina na cidade de Parintins. 

Segundo o parlamentar, dados da última pesquisa recém-divulgada sobre a quantidade de médicos por habitante no Brasil indicam que na Região Norte tem a menor proporção de profissionais da área por mil habitantes das regiões do país.  A mesma pesquisa aponta que o Amazonas é o terceiro estado com menos médicos no país: são menos de dois médicos por mil habitantes, um dado que nos diz muito sobre a necessidade de formação de profissionais da medicina na Região Norte e, mais especialmente, no estado do Amazonas. “Sabemos que temos demanda, e é preciso que busquemos parcerias para que a disponibilização do curso de Medicina em Parintins, seja uma realidade”, justifica.

O vereador ressalta, a importância e os benefícios que o curso trará para nossa cidade. “Solicitamos também que seja considerado as instituições que se inscreveram para participar da chamada, através do último edital publicado, EDITAL Nº 1/2018 - SERES/ME. Que pode ser acessado através do link : Edital Seres Nº 1/ Nº 2/2018 (abmes.org.br). Temos uma infraestrutura hospitalar que conta com dois hospitais, além de diversos profissionais da saúde com mestrado e doutorado e na assistência médica, sendo referência em diversas especialidades”, enfatizou.