Massilon propõe PL que cria a inclusão de conceitos de empreendedorismo nas Escolas Municipais de Parintins

por Mayara Carneiro publicado 11/05/2021 16h01, última modificação 11/05/2021 16h01
Para o vereador, a iniciativa incentivará crianças e adolescentes a transformarem suas realidades, reconhecendo-se como protagonistas da própria história.

O vereador Massilon Medeiros Cursino (Republicanos), em Sessão Ordinária da Câmara Municipal nesta manhã de terça-feira (11), propõe Projeto de Lei que institui o Empreendedorismo nas Escolas Públicas Municipais.

Para o vereador, a iniciativa incentivará crianças e adolescentes a transformarem suas realidades, reconhecendo-se como protagonistas da própria história, auxiliando o desenvolvimento futuro de suas habilidades profissionais, mas para isso é necessário que as crianças e adolescentes tenham noções mínimas de desenvolvimento empreendedor e atitudes criativas.

Segundo o parlamentar, a proposição prevê promover a capacidade que as pessoas têm de identificar problemas e oportunidades e em resposta desenvolver soluções. Essas habilidades, quanto mais cedo for despertada e orientada, pode gerar frutos positivos a sociedade, portanto faz-se necessário que essa capacidade seja despertada desde o Ensino Fundamental, para que os alunos no futuro próximo estejam aptos a enfrentar o mercado trabalho e da economia, no meio em que vivem.

Ele também destaca que a escola deve entrar em cena para complementar a formação empreendedora. “Essa é a proposta do Projeto de Lei, que pretende incluir um tema inovador no conteúdo curricular do Ensino Fundamental”, comenta o vereador.

“Não temos a pretensão de transformar os alunos do Ensino Fundamental em futuros empreendedores, mas sim de criar uma mentalidade empreendedora para a vida. E para isso, é preciso promover o protagonismo dos alunos e estimular atitudes de criatividade, inovação, enfrentamento de riscos e identificação de oportunidades, o que não acontece, normalmente nas escolas”, finaliza Massilon ao elencar as justificativas.