Márcia Baranda solicita Moção de Pesar à família de Dona Celina Oliveira Fernandes

por Mayara Carneiro publicado 02/05/2023 14h53, última modificação 02/05/2023 14h53 Texto e Foto: Assessoria Parlamentar
Dona Celina, como era conhecida, começou na batucada aos sete anos de idade e dedicou mais de oito décadas à cultura do seu boi do coração.

Em homenagem à sua vida e trajetória, a vereadora Márcia Baranda (MDB), em sessão ordinária na Câmara Municipal desta terça-feira, solicitou uma Moção de Pesar à família de Dona Celina Oliveira Fernandes, para que seja aprovada pelos membros do Legislativo local.

Faleceu na última terça-feira (25), aos 92 anos de idade, a Sra. Celina Oliveira Fernandes.

Conhecida por muitos como "Dona Celina", ela deixou um legado inestimável na cultura do Boi Garantido, do qual era apaixonada desde criança. A notícia da sua morte enlutou não só seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos, mas toda a cidade de Parintins, no estado do Amazonas.

Nascida na Comunidade do Saracura, Dona Celina começou a batucar aos sete anos de idade e dedicou mais de oito décadas à cultura do seu boi do coração. Além de ser uma grande baluarte da cultura popular, ela foi descrita como uma cidadã exemplar, honesta, trabalhadora e de caráter e honra.

O documento expressa o sentimento de pesar e respeito da cidade de Parintins e roga a Deus que traga paz, consolo e fé aos corações enlutados.

Dona Celina deixa saudades e um exemplo de dedicação à cultura popular. Seu legado permanecerá vivo na memória de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la e aprender com ela.