Márcia Baranda solicita implantação de Banco de Leite, contratação de terapeuta para TEA e informações sobre TFD
A vereadora Marcia Baranda (MDB) defendeu a implantação de um Banco de Leite Humano em Parintins, a contratação de terapeuta para atender crianças com TEA e informações referentes a liberação de passagens para pessoas que necessitam fazer tratamento na capital do Estado. Os pleitos foram apresentados na manhã dessa terça-feira, (07/03) em sessão da Câmara Municipal.
A implantação de um Banco de Leite Humano foi solicitada pela parlamentar para a Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA.
Ela justificou que o Leite Materno é o alimento mais completo a ser oferecido exclusivamente para recém-nascidos e bebês até 6 meses de idade. Alguns bebês são prematuros, e se faz necessário para alimentá-los dispor de leite humano, que nem sempre está disponível em quantidade suficiente para manter seu estado nutricional.
Outro pedido foi sobre a contratação de um terapeuta ocupacional para atendimento e acompanhamento de crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista. A demanda foi à Prefeitura Municipal de Parintins e ao Governo do Estado.
A terapia ocupacional beneficia pessoas de todas as faixas etárias e que tenham alguma limitação ou incapacidade de realizar atividades do dia a dia. O terapeuta ocupacional é o profissional que busca ajudar o paciente a realizar atividades cotidianas quando existem tais problemas. Essas atividades incluem tarefas de autocuidado (higiene, alimentação e vestuário); produtividade (trabalhar ou estudar); momentos de lazer (esportes, dança e pintura, por exemplo) e atividades sociais em geral.
Por fim a vereadora requereu da Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informações referentes aos critérios utilizados na liberação de passagens para Tratamento Fora de Domicilio – TFD disponibilizados para pessoas que necessitam fazer tratamento oncológico na capital do Estado.
A vereadora informou que foi procurada por algumas pessoas que necessitam fazer uso do TFD para tratamento oncológico em Manaus, e segundo repassado esse serviço encontra-se limitado desde o mês de outubro de 2022. Pessoas que necessitam viajar de lancha como indicado pelo seu médico estão tendo que se deslocar de barco causando transtornos durante o período de viagem. Outra situação que vem acontecendo é que algumas pessoas estão tendo que se deslocar separados de seus acompanhantes e acabam temendo que venha ocorrer algum problema de saúde no decorrer da viagem.
Na ocasião a vereadora agradeceu a homenagem que recebeu do Bombeiro Mirim na solenidade de abertura do semestre do projeto. A vereadora é madrinha do projeto há 7 anos.