Márcia Baranda reivindica implantação de um banco de leite humano para o município de Parintins e ressalta a importância do aleitamento
O Leite Materno é o alimento mais completo a ser oferecido exclusivamente para recém nascidos e bebês de até 6 meses de idade. Alguns bebês são prematuros, e é necessário sua correta alimentação dispor de leite humano, que, infelizmente, nem sempre está disponível em quantidade suficiente para manter seu estado nutricional.
“Aqui em Parintins sabemos que temos partos prematuros, e por esse motivo gostaria de pedir que o Banco de leite humano de Parintins, funcionasse atendendo todas as etapas que devem compor esse serviço”, afirmou Márcia Baranda (UB).
Os Bancos de Leite são iniciativas públicas, e o leite materno doado passa por vários processos que envolvem: análise, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite já pasteurizado, ou seja, um rigoroso trabalho antes de ser distribuído. Existem no Brasil, mais de 200 unidades de banco de leite, que recebem doações de leite materno de mulheres saudáveis que estejam amamentando e produzam mais leite do que o necessário.
Amamentar é um ato de amor muito importante para criar vínculos afetivos entre a mãe e o bebê, além de diminuir as chances do bebê contrair doenças, a mãe também se beneficia, diminuindo as chances de desenvolver câncer de mama.