Márcia Baranda propõe inclusão da Terapia Ocupacional na Estratégia de Saúde da Família em Parintins

por Mayara Carneiro publicado 12/06/2023 14h55, última modificação 12/06/2023 14h55 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Luiz Eduardo
Nesse sentido, a inclusão de profissionais de terapia ocupacional na Estratégia de Saúde da Família se mostra essencial para proporcionar uma atenção integral e de qualidade.

Durante sessão na Câmara Municipal desta segunda-feira (12/06), a vereadora Márcia Baranda, do partido MDB, apresentou uma indicação à Prefeitura Municipal de Parintins, visando a inclusão da Terapia Ocupacional na Estratégia de Saúde da Família. A proposta tem como objetivo regulamentar o disposto na Lei 14.231, de 28 de outubro de 2021. 

A Estratégia de Saúde da Família é um modelo de atenção à saúde oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o intuito de ampliar a cobertura assistencial à população e promover uma maior aproximação dos profissionais de saúde com a realidade das famílias brasileiras. Recentemente, a Lei federal 14.231 foi sancionada, destacando a importância de incorporar outros profissionais além daqueles que já fazem parte das equipes mínimas, compostas por médicos, enfermeiros e agentes de saúde. 

A terapia ocupacional é uma disciplina que beneficia pessoas de todas as faixas etárias que possuem limitações ou incapacidades para realizar atividades do dia a dia. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) define a terapia ocupacional como uma profissão de nível superior voltada para o estudo, prevenção e tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, sejam elas decorrentes de distúrbios genéticos, traumáticos ou doenças adquiridas. 

Nesse sentido, a inclusão de profissionais de terapia ocupacional na Estratégia de Saúde da Família se mostra essencial para proporcionar uma atenção integral e de qualidade. Eles trarão conhecimentos específicos que poderão ser compartilhados com os demais profissionais das equipes multiprofissionais, possibilitando ações de prevenção de incapacidades, reabilitação, ressocialização e integração social de pessoas com alguma forma de limitação. Essas medidas certamente terão um grande impacto na autonomia e na qualidade de vida dos indivíduos e de suas famílias. 

Diante dessa relevância, a vereadora Márcia Baranda espera contar com a aprovação dos demais vereadores para a sua indicação, a fim de proporcionar uma assistência de saúde mais abrangente e efetiva para a população de Parintins.