Márcia Baranda pede apoio aos feirantes prejudicados com queda nas vendas, viaturas com tecnologia embarcada e Centro Pop para pessoas em situação de rua
Segurança pública, investimento em tecnologia para reforçar o trabalho das forças policiais no combate à criminalidade, o crescente número de pessoas em situação de rua e os prejuízos que afetam os feirantes com a doença da urina preta foram temas da vereadora Márcia Baranda (MDB), na sessão da Câmara desta segunda-feira, 13.
A parlamentar fez indicação ao Governo do Estado para disponibilizar viaturas tracionadas, que contam com tecnologia embarcada com câmeras para reconhecimento facial e com câmera frontal para leitura de placas de veículos, para serem utilizadas contra a criminalidade no município de Parintins.
Parintins tem números elevados de assaltos, assassinatos e outros tipos de violências, inclusive em comunidades da zona rural do município.
“Precisamos desse investimento em tecnologia e inteligência para atuar na prevenção e na elucidação de crimes que vem ocorrendo aqui e isso se faz necessário em Parintins”, relatou a vereadora.
Outra preocupação da vereadora é com o número crescente de pessoas que vivem em situação de rua. Nesse sentido ela fez uma indicação à Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação - SEMASTH para a Criação do Centro de Referência Especializado para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) no Município.
Trata-se de um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de afetividade, respeito e solidariedade.
Preocupada com a situação dos feirantes que amargam queda nas vendas no pescado por conta dos casos de rabdomiólise, a doença da urina preta, Márcia pediu ao prefeito Bi Garcia que olhe com carinho para os trabalhadores das feiras e vendedores de pescado. “A maioria só atua nessa atividade para o sustento de suas famílias e a queda nas vendas está deixando esses pais de família em situação muito difícil”, argumentou.
A vereadora parabenizou u o vereador Alex Garcia pela Audiência Pública de prevenção ao suicídio e sua participação na abertura do Setembro Amarelo, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. E ainda registrou os cuidados com o retorno das aulas presenciais, apesar do município estar zerado de novos casos e internações.