Márcia Baranda defende o pleno funcionamento dos leitos de UTI pediátrica e neonatal

por Mayara Carneiro publicado 30/05/2022 13h38, última modificação 30/05/2022 13h38 Texto: Assessoria Parlamentar / Fotos: Simone Brandão e Assessoria Parlamentar
Márcia relatou que no Brasil, 11,7% dos bebês nascidos são prematuros, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), ou seja, nascem antes da 37ª semana.

O pleno funcionamento dos leitos de UTI Pediátrica e Neonatal no município de Parintins, esteve na pauta desta segunda-feira, (30/05), na sessão da Câmara Municipal, apresentado pela vereadora Márcia Baranda (MDB). 

Parintins já atende com UCI neonatal, porém é necessário ampliar o serviço com UTI Neonatal, atuando com uma equipe multiprofissional composta por neonatologista, pediatras, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos para promoverem a saúde e o desenvolvimento do bebê e das crianças gravemente enfermas. 

Márcia relatou que no Brasil, 11,7% dos bebês nascidos são prematuros, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), ou seja, nascem antes da 37ª semana. 

 "Os riscos da prematuridade são muitos, pois pode provocar alterações cardíacas, pulmonares, neurológicas e gastrointestinais", enfatizou. 

Além da prematuridade várias outras doenças acometem inúmeras crianças no município de Parintins bem como das cidades vizinhas atendidas pelo Hospital Jofre Cohen. 

"A rede de saúde púbica municipal precisa ter um atendimento específico para os casos de alta complexidade e os pacientes infantis, por muitas vezes ficam à espera de uma vaga na UTI Móvel do governo que atende vários municípios, para ser encaminhada a Capital do Estado", enfatizou.