Márcia Baranda apresenta Projeto de Lei para realização do exame ecocardiograma no protocolo de pré natal
A vereadora Márcia Baranda apresentou, na sessão da Câmara Municipal de Parintins, um Projeto de Lei que visa instituir o ecocardiograma fetal no protocolo de assistência pré-natal oferecido na rede pública de saúde do município. A proposta, tem como objetivo primordial a detecção precoce de anomalias cardíacas no feto, permitindo um acompanhamento mais eficaz durante a gestação.
O projeto estabelece que, em casos de detecção de qualquer alteração cardíaca que coloque em risco a gestação, a gestante deverá ser encaminhada para acompanhamento médico especializado, garantindo assim um tratamento adequado e precoce. Além disso, as famílias dos recém-nascidos e bebês receberão relatórios dos exames e dos procedimentos realizados, com esclarecimentos e orientações quanto à conduta a ser adotada após a alta hospitalar.
A justificativa apresentada pela vereadora destaca a importância do ecocardiograma fetal como um componente essencial do acompanhamento pré-natal. "Esse exame, além de monitorar a saúde do bebê, oferece à gestante e à família a possibilidade de acompanhar a evolução da gestação e tomar os cuidados necessários" disse a vereadora.
Márcia Baranda ressalta que o ecocardiograma fetal não apenas identifica possíveis problemas no coração do feto, mas também orienta sobre a necessidade de intervenções médicas ainda durante a gestação ou tratamentos específicos após o nascimento. O Projeto de Lei destaca a importância de um acompanhamento direcionado para as gestantes, assegurando que, caso necessário, sejam encaminhadas para especialistas, garantindo assim um tratamento adequado e precoce.