Legalização Fundiária pauta Requerimento do Presidente da Câmara de Parintins
Desde que assumiu o Parlamento Municipal, uma das prioridades do Presidente da Câmara Municipal, vereador Telo Pinto (PSDB), é alavancar o Setor Primário. Agora, ele assumiu, de forma interina, a presidência da Associação de Pecuaristas de Parintins (APP). Em sua nova missão tem buscado parcerias não somente para beneficiar o grupo, mas a população como um todo.
Na tribuna, nessa terça-feira (09), relatou que reuniu no dia anterior com o gerente em Parintins do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) Lucivaldo Pereira. Telo pretende retomar os grandes eventos realizados no Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza, como a Feira Agropecuária, para tanto, busca parcerias. Na ocasião, Lucivaldo colocou-se à disposição em somar nesse processo.
“O Idam sempre foi um grande parceiro na realização das feiras de exposição no município de Parintins e continua com os trabalhos de Crédito Rural e de apoio técnico”, declarou.
Outro assunto tratado no encontro, foi o pedido do vereador “para ampliação do raio de atuação dos programas do Governo Federal no município de Parintins, relacionado ao Pro-Calcário e à Pro-Mecanização”. “Esses programas estão à disposição dos nossos produtores”, informou.
O vereador expôs valores e facilidade no prazo e pagamento. Porém, para dispor de tais benefícios é necessária a legalização fundiária. Nesse sentido, apresentou Requerimento Verbal à Secretaria de Produção do município de Parintins para que “crie um Departamento de Legalização Fundiária nas dependências Secretaria”. A ideia é “dar suporte técnico para que se façam a legalização fundiária de suas propriedades, para, a partir daí, terem condições de buscar financiamento no Idam”.
O parlamentar comunicou viagem a Manaus. Na capital amazonense vai visitar a Secretaria de Produção do Estado do Amazonas (Sepror-AM), onde tem audiência marcada com o secretário Petrúcio. Também vai à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) para encontro com o presidente Marcos Vinícius. Com os diálogos, Telo pretende estabelecer um trabalho no município de Parintins da Sepror e da Afeam, com intuito de fortalecer o Setor Primário do município.