Jornalistas parintinenses são homenageados em Sessão Especial indicada pelo vereador Mateus Assayag

por Mayara Carneiro publicado 27/04/2023 14h45, última modificação 27/04/2023 14h55 Texto: Assessoria Parlamentar / Foto: Simone Brandão
Autoridades civis, eclesiásticas, representantes de instituições públicas, diretores de emissoras, estudantes, repórteres, comunicadores e radialistas compareceram no parlamento.

Os jornalistas de Parintins foram homenageados nesta quinta-feira, dia 27 de abril, na Câmara Municipal, durante Sessão Especial dedicada ao Dia do Jornalista. A iniciativa é fruto da propositura do vereador Mateus Assayag (PL), aprovada por unanimidade pelo parlamento municipal. Profissionais da imprensa, estudantes de comunicação, assessores parlamentares e comunicadores da área estiveram presentes no plenário Raimundo Almada.

No início da sessão, os jornalistas foram homenageados por meio de um vídeo que retratou a adaptação dos profissionais em meio ao surgimento de novas ferramentas de comunicação digital, bem como o desafio de combater as “fake news”, termo bastante utilizado atualmente que se refere as mentiras disfarçadas de notícias que se propagam com enorme facilidade.

Como autor da propositura, o vereador Mateus Assayag foi o primeiro a se pronunciar. Ele destacou o empenho diário dos jornalistas da cidade e a importância de cada um para a construção de uma sociedade melhor para todos. “Nos reunimos aqui para homenagear o trabalho dos profissionais que dedicam suas vidas pela informação, pela notícia, pela veracidade dos fatos. O trabalho exercido por vocês jornalistas representa um importante braço para o fortalecimento da democracia. Me sinto extremamente honrado de indicar a realização deste momento e ver o parlamento lotado com grandes nomes do jornalismo de nossa cidade”, ressaltou.

O coordenador do curso de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), professor Dr. Marcelo Rodrigo, se pronunciou através de um vídeo e lembrou dos mais de duzentos jornalistas formados na instituição. “O curso existe há 15 anos em Parintins e temos a felicidade de formar grandes profissionais que atuam na cidade, bem como em vários lugares do Brasil. Esperamos continuar contribuindo com a construção de uma sociedade mais justa, com profissionais cada vez mais qualificados”, destaca.

O jornalista Floriano Lins agradeceu a realização da Sessão Especial e falou sobre a luta travada todos os dias pela classe profissional. “Nós precisamos lutar fundamentalmente por duas coisas, nossa liberdade e nossa autonomia, sem nunca esquecer do povo, das pessoas que realmente precisam do nosso serviço. Agradeço ao vereador Mateus Assayag pela propositura e quero saudar todos aqueles que assumem esse papel tão importante em nossa sociedade”, disse.

O secretário de comunicação do município, Gil Gonçalves, falou em nome do prefeito de Parintins Bi Garcia. “É um momento histórico para todos os jornalistas que atuam em nossa cidade. O jornalismo é um dos guardiões da democracia, ele possui uma importância social significativa ao dar voz aqueles que não possuem. Nosso respeito e homenagem a todos os jornalistas da cidade que se dedicam diariamente a este verdadeiro sacerdócio”, ressalta.

Autoridades civis, eclesiásticas, representantes de instituições públicas, diretores de emissoras, estudantes, repórteres, comunicadores e radialistas compareceram no parlamento. Ao final da Sessão Especial, os profissionais da comunicação receberam uma homenagem através de um certificado pelos relevantes serviços prestados na área do jornalismo em Parintins.